História e
construção da E.E.E.F. Nicácio Machado no Município de Charqueadas.
Figura 1-E.E.E.F. Nicácio Machado.
Figura 2-pama via satélite da E.E.E.F.Nicácio Machado.
Localizada no largo do Nicácio, s/nº em
Charqueadas a escola foi fundada em 12 de Setembro de 1961. De acordo com
relatos da atual diretora Ângela Maria Pires Araújo a escola possuía como
estrutura, primeiramente prédios de madeira e alvenaria, após foi construído
tudo em alvenaria, ela não soube informar o verdadeiro tipo de materias
utilizados na obra, mas garante ser de qualidade, pois a escola até hoje mantem
seus padrões originais (paredes largas e sem rachaduras, parquês em perfeitas
condições).
Baseado no livro Histórias do Povo de
Charqueadas, 1º edição, de Saldino Antônio Pires, a escola recebeu este nome em
homenagem ao descobridor e animador da mineração nesta região, Nicácio Teixeira
Machado, nascido em Jaguarão, farmacêutico, dono da farmácia Santa Mônica, nome
de sua mãe, casou-se aqui com dona Emigdia. A primeira diretora da escola foi a
professora Afonsina Garcia Lague.
Durante alguns relatos
da diretora Ângela descobrimos que a dona Afonsina a qual poderia nos dar
maiores informações, encontra-se com problemas de saúde, não podendo nos auxiliar,
tivemos informações de que naquele período a cidade não tinha calçamentos,
existia muito carvão, poucas casas e prédios.
A
origem do nome Charqueadas está ligada ao charque (carne bovina seca e
salgada). Charqueadas eram os locais onde se fazia o charque, a partir do final
do século XIX. Os tropeiros conduziam o gado até a foz do Arroio dos Ratos,
afluente do rio Jacuí. Ali o gado era abatido e a carne transformada em
charque. Depois era transportada pelo rio Jacuí até Porto Alegre e para outros
centros do País e do exterior.
Com o surgimento de novas tecnologias como geladeiras, frigoríficos e embutidos, as charqueadas perderam força como atividade econômica. A localidade, então, passou a buscar novas alternativas. Um novo ciclo econômico iniciou com a perfuração do primeiro poço para a extração de carvão mineral, na década de 1950, o poço Octávio Reis, o mais profundo do País. A partir da extração de carvão desenvolve-se com mais intensidade o povoamento e surgem as principais empresas, cada uma representando um segmento: COPELMI (mineradora extrativa). ELETROSUL (usina termelétrica) e Aços Finos Piratini, que deu origem ao ciclo da siderurgia e à implantação do polo metal mecânica. “Esta é a Charqueadas, que nasceu com a indústria do charque, cresceu com a extração do carvão e se desenvolveu pela capacidade de sua gente” (PIRES, 1986, p. sem página).
Com o surgimento de novas tecnologias como geladeiras, frigoríficos e embutidos, as charqueadas perderam força como atividade econômica. A localidade, então, passou a buscar novas alternativas. Um novo ciclo econômico iniciou com a perfuração do primeiro poço para a extração de carvão mineral, na década de 1950, o poço Octávio Reis, o mais profundo do País. A partir da extração de carvão desenvolve-se com mais intensidade o povoamento e surgem as principais empresas, cada uma representando um segmento: COPELMI (mineradora extrativa). ELETROSUL (usina termelétrica) e Aços Finos Piratini, que deu origem ao ciclo da siderurgia e à implantação do polo metal mecânica. “Esta é a Charqueadas, que nasceu com a indústria do charque, cresceu com a extração do carvão e se desenvolveu pela capacidade de sua gente” (PIRES, 1986, p. sem página).
Ao entrevistarmos a antecessora da diretora
Ângela, Laureci da Silva Pinheiro, que ingressou na escola em Abril de 1977 até
1988 como professora, e depois permaneceu mais 10 anos como diretoria (1998),
ela nos recebeu em sua casa, nos passando mais informações, que a primeira
escola a funcionar neste município, foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental
Henri Duplan, localizada na rua 1º de Maio, nº 70, e também nos informou que as
aulas eram ministradas, somente quadro negro, giz, cartazes, livros, material
de contagem. A formação dos professores naquela época era através de cursos de
especialização, treinamentos e tinham que ter pelo menos o Magistério.
REFERÊNCIAS:
PIRES, SALDINO ANTÔNIO – Histórias do Povo de
Charqueadas, 1ª edição, 2012.
PIRES, SALDINO ANTÔNIO - Charqueadas: Sua
origem, sua história, sua gente, 1ª edição, 1986.
COLABORADORES:
Ângela Maria Pires Araújo.
Laureci da Silva Pinheiro.
Saldino Antônio Pires.
Autores:
Auri Quintana, Patrícia Medeiros, Viviane Vieira.
Bom dia!
ResponderExcluirO grupo está de parabéns pelo trabalho, uma vez que apresentou o desenvolvimento histórico da E.E.E.F Nicácio Machado, mas também trouxe uma contextualização do contexto histórico da cidade de Charqueadas naquele período.
Alguns questionamentos:
- No período em que a escola foi fundada, como era a organização da sala de aula? Existiam salas separadas para cada turma ou era uma sala única?
- Com base no estudo histórico realizado, quais foram às maiores transformações ocorridas na organização da escola até os dias atuais.
Aguardo as interações.
Abraços, Lisiane.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia professora Lisiane, a escola desde sua inauguração já tinham turmas distintas. Sobre tranformações, a escola só mudou quando fizeram os pavilões de alvenaria e até agora foram reformas de banheiro, pintura, iluminaçã e quadro negro, segundo relato da Sra. Barbara Marek exaluna e exprofessora e a Sra Isabel Serrudo,a qual incluiu nesta escola na data de sua inauguração.
ExcluirAuri Quintana.
Boa tarde, professora Lisiane, complementando o comentário do colega Auri e conforme relatos da diretora Ângela, a escola Nicácio Machado, desde sua fundação, eram salas separadas, cada turma sempre teve sua sala de aula.
ExcluirAtt.: Patrícia da Silva Medeiros.
Bom dia professora Lisiane, conforme meus colegas Auri e Patricia falaram, eu reforço dizendo que quando a escola inaugurou eram salas mistas, logo foram substituídas as salas de madeiras passando a ser toda a escola em alvenaria, como a escola foi bem estruturada passou só por pequenas reformas.
ResponderExcluirOlá, Auri, Patricia e Viviane!
ResponderExcluirO grupo relatou que naquela época a formação era através de cursos de especialização e treinamentos, sendo exigido o Magistério.
Vocês poderiam relatar um pouco mais sobre este processo de formação - que tipo de especialização e treinamento eram oferecidos aos professores?
A professora era uma para todas as disciplinas ou era um profissional para cada disciplina?
Gostaria de ler a opinião de cada integrante do grupo sobre os avanços (ou não) que os professores tiveram daquela época até os dias atuais, e como estes fatos influenciam na educação dos alunos?
Aguardo interações.
Abraços, Lisiane.
Havia uma professsora para todas as disciplina, estudavam té o 5° ano e faziam um curso em pouco tempo e já podiam leciona, assim diziam, então com o tempo foi necessário o magistério e agora existe a graduação em pedagogia que habilita dar aula de 1° a 4° série. Acho que ter um professor só irá prejudicar, pois sabemos que havera dificuldade na área em que este profissional não dominava.
ResponderExcluirAuri Quintana.
Bom tarde professora Lisiane!
ResponderExcluirGostaria de acrescentar o avanço que os professores estiveram, hoje com o fato de serem graduados há uma melhor preparação, as cobranças em cima do construir, entender as universidades estão exigindo mais, e há cursos de especialização para professores do CAT que não tem formação específica em tal matéria, como por exemplo Matemática , para que eles saibam como ajudar aquele aluno, através de jogos, atividades lúdicas, material concreto e diversas maneiras que façam eles entenderem o processo, aqui em Charqueadas acabou de acontecer um através do SESI-FIERGS, isso eu vejo como algo muito positivo, sendo que antigamente era o decorar, quadro, exercícios prontos e não a construção do mesmo.
Boa tarde, professora Lisiane:
ExcluirSegundo a pesquisa que fizemos, naquela época, os professores recebiam cursos de especialização e treinamentos e todos tinham que fazer, para poderem dar aula. Alguns dos professores tinham cursos superiores, mas a grande maioria tinha somente o magistério, que era obrigatório.
Nos dias atuais, os professores tiveram um avanço bastante significativo, por serem exigidos ensino superior, tornando-o um profissional bem mais preparado.
Patrícia da Silva Medeiros.
Boa noite, professora Lisiane!
ExcluirAcrescentando meu comentário, sobre os avanços que os professores tiveram, acredito que o crescimento tecnológico utilizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos métodos educacionais utilizados hoje em dia, também fazem parte dos avanços dos professores. A utilização da internet, por exemplo facilita a assimilação dos alunos sobre determinados assuntos, em sala de aula. O desenvolvimento de novas tecnologias, passou a ser muito cogitado no meio educacional, propiciando um maior e melhor desenvolvimento na educação dos alunos.
Patrícia da Silva Medeiros.