Grupo Escolar Visconde de Mauá
A construção da Escola Estadual Visconde de Mauá, foi entregue à população no dia 25 de abril de 1942.
A Escola teve início num prédio de madeira localizado na rua José Feliciano Carrinho, próximo a Estação Rodoviária de Butiá. Seu nome era Grupo Escolar das Munas de Butiá.
Em 1941, mudou a denominação para Grupo Escolar Visconde de Mauá.
Com o crescimento da então Vila de Butiá, foi aumentando o número de alunos e surgiu necessidade de um novo prédio, maior número de salas de aula. Foi então, construído na praça Dr. Roberto Cardoso, pelo CADEM, antigo nome da COPELMI.
Em 25 de abril de 1942, o Secretário de Educação, Dr. Coelho de Souza, veio à Butiá e recebeu oficialmente o prédio da Escola da diretoria do CADEM, ocasião em que registrou as seguintes palavras no livro de visitas da Escola:
" Na data jubilosa, quando entregamos ao corpo docente o novo edifício, que é a expressão de uma inteligente cooperação e uma afirmação de boa política social, consigno o agradecimento da Secretaria de Educação ao CADEM e as saudações ao professorado do Grupo Escolar Mauá."
Desde sua criação a 11 de junho de 1938, pelo decreto 7.350, a escola teve vários colaboradores, que muitos serviços prestaram às crianças. Um desses colaboradores foi o Dr. José Fredolino Leindeker, dentista, que muito trabalhou atendendo todos os alunos de Butiá, num gabinete montado no 2º piso, doado pelo CADEM.
Outro grande colaborador foi o Dr. Roberto Cardoso, Diretor do CADEM. Os alunos que concluíam o 5º ano primário e que tiravam o primeiro lugar e filhos de mineiros, eram premiados, pelo diretor da mina, com um curso completo, tanto de 2º até 3º graus em Porto Alegre.
Como na Vila de Minas de Butiá não havia professores formados para trabalharem no Grupo Escolar Mauá foi necessário trazer professores de outras cidades e a diretoria do CADEM mandou construir um prédio para as professoras ao lado da escola Visconde de Mauá, que era conhecida como " A CASA DAS PROFESSORAS". Muitas vieram de longe e aqui ficaram, casaram, constituíram família e até hoje vivem em nossa cidade.
Em 1938 quem assumiu a direção da escola foi a professora Adyr Amoretti, de lá para cá muitas pessoas assumiram este cargo, que hoje está sob os cuidados do Professor Marcos Espinosa .
Hoje a escola recebe o nome de Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Mauá e conta com um corpo docente de mais de 50 professores que atendem mais de 1000 alunos. Para melhor atendimento de sua clientela, passou no ano de 2012 por melhorias, como a construção de rampas de acesso e pintura do prédio.
Este ano a escola está completando 75 anos para orgulho de toda sua comunidade escolar.
Nosso grupo visitou a escola, para coleta de dados, também fomos até a Biblioteca Pública Municipal de Butiá onde encontramos em seu acervo, informações sobre o início da construção do prédio.
GRUPO:
Cezar Moraes Duarte
Diane Serpa
Jacqueline Izaguirre Peltz da Silva
Patricia Antunes Lima
Vanessa Prestes de Almeida
Bom dia!
ResponderExcluirO grupo conseguiu trazer dados importantes e com riqueza de detalhes sobre a história do Grupo escolar Visconde de Mauá, parabéns!
Alguns questionamentos:
- Conforme citado por vocês, a instituição mudou-se para um prédio maior devido ao crescimento da Vila de Butiá. No período da Era Vargas (coincidente com a data de fundação da instituição) quais eram as atividades desenvolvidas na cidade, e que fatores impulsionaram este crescimento?
- Muito interessante a iniciativa dos administradores de criar uma casa para as professoras, visto que a cidade não supria a necessidade de profissionais. Atualmente, os professores que ministram aula no Grupo escolar Visconde de Mauá são da cidade, ou ainda vem profissionais de outras cidades?
Fico no aguardo de interações.
Abraços, Lisiane.
Sim naquela época o carvão movia não somente Butiá mas também os municípios próximos no entanto nossa economia acabou ficando na dependência do carvão e isso acabou prejudicando o município que não abriu a economia. Sim ainda temos professores de outros municípios no entanto Butiá possui um número bem significativo de professores do próprio município.
ExcluirEm sua maioria são professores aqui o município pois como a colega citou passou a ser possível obter a formação em magistério aqui mesmo no entanto, lembro que uma prof. antiga me comentou que naquela época as alunas que mais se estacassem no quinto ano primário recebiam convite para lecionar após um curso que era oferecio as mesmas.
Excluiro que impulsionava o desenvolvimento da região era a exploração do carvão mineral inclusive de Butiá e com relação aos professores atualmente são todos de Butiá
ExcluirA principal fator que impulsionava o crescimento nesta época, era o carvão, não só em Butiá mas em toda a região, esta atividade gerava muitos empregos e portanto recebia muitos trabalhadores de fora da cidade, para trabalharem nas minas de carvão e também para outras atividades como professores.
ResponderExcluirHoje em dia ainda precisamos de profissionais de outros municípios para trabalhar em Butiá, tanto para professores nesta escola citada como em outras escolas do município e também como em outros setores do.
Minhas colegas já comentaram, na época da construção do Grupo Escolar Visconde de Mauá, a economia do município era voltada somente para a produção de carvão, tanto é que quem contribuiu muito para que esta obra fosse realizada, foram os diretores da Copelmi, antigo CADEM.
ResponderExcluirHoje em nosso município atuam professores de outras cidades, mas na sua maioria, o quadro de professores é composto por profissionais que residem aqui em nossa na cidade.
Com os professores da Escola Visconde de Mauá, não é diferente, lá atuam professores de outros municípios, mas são poucos, a grande maioria reside em Butiá.
ExcluirA principal atividade econômica, na época, era a extração de carvão. A riqueza mineral atraiu muitos trabalhadores para as minas de carvão.
ExcluirHoje, ainda temos professores de outras cidades atuando nas escolas do município mas são uma minoria.
Olá: Cezar, Patrícia, Jaqueline, Vanessa e Diane!
ResponderExcluirGostaria que o grupo comentasse sobre a formação dos professores no período em que a escola foi fundada.
Assim, como quero ler a opinião de cada integrante do grupo sobre os avanços (ou não) que teve a formação dos professores até os dias atuais, e como estes fatos influenciam na educação dos estudantes.
Fico no aguardo de interações.
Abraços, Lisiane.
Tive uma prof. no magistério a prof. Liege a qual comentou que naquela época os professores não tinam a mesma formação alunos que faiam até o quinto ano primário recebiam convite para um curso eformação e passavam a lecionar. Sim os avanços são muitos os profissionais são se não toos quase toos com formação e isso trouxe um ensino com uma qualificação aos alunos .
ExcluirNo período em que a escola foi fundada eu não sei quais eram as formação dos professores, mas acredito que com o início do curso de magistério em 1974 no município os professores que não tinham procuraram esta formação. Com o passar dos anos houve um grande avanço , pois os cursos apresentam uma qualidade maior sem contar com a facilidade de se ingressar em uma faculdade.
ResponderExcluirAcredito que no período que a escola foi fundada a maioria de seus professores eram formados no magistério, pois os cursos superiores, na época, eram raros e caros.
ResponderExcluirNo decorrer dos anos, os cursos superiores ficaram mais acessíveis à todos, inclusive aos professores. Acredito que a grande maioria dos professores possuam curso superior e outras especializações.
Vanessa e Diane!
ResponderExcluirA possibilidade dos professores de ter uma formação mais qualificada, influência no processo formação dos estudantes?
Abraços, Lisiane.
Certamente professora!! Acredito que um professor bem qualificado consiga transmitir o conteúdo de forma clara para os alunos e também consiga compreender melhor as dificuldades dos alunos. Um professor bem qualificado consegue usar o "jogo de cintura" nas salas de aula para driblar as dificuldades.
ExcluirCertamente um professor melhor qualificado e comprometido com a educação trará melhorias ao ensino!
ExcluirCom certeza, o profissional qualificado passa o conteúdo de forma mais compreensível para aluno e compreende melhor as suas dificuldades, ajudando-os a superá-las e a construir o seu conhecimento.
ResponderExcluirNa época da fundação da escola, como minha colega comentou, os alunos que se formavam no 5º ano, eram convidados para lecionarem, inclusive minha mãe que era aluna na época, se arrepende até hoje, pois vê que algumas professoras que hoje já estão aposentadas, que eram suas colegas aceitaram o desafio e minha mãe optou por casar e cuidar da família.
ResponderExcluirPosteriormente, os professores buscaram sua formação e na grande maioria já possuem graduação e pós graduação, o que faz com que os alunos tenham uma educação de qualidade e comprometida com desenvolvimento do aluno.