domingo, 17 de novembro de 2013



Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand



Histórico da Escola

         O I.E.E. Assis Chateaubriand surgiu em função de dois motivos. Primeiramente da necessidade de criar uma escola que atendesse aos familiares dos funcionários da Aços Finos Piratini. A vila residencial Aços Finos Piratini foi criada para abrigar os profissionais que vieram para Charqueadas, a fim de realizar a montagem das máquinas. Depois as casas foram vendidas para os funcionários da Empresa com financiamento pelo BNH (Banco Nacional de Habitação). Em segundo lugar, pelo contexto histórico e pela criação da Aços Finos Piratini anteriormente, naquela época havia uma Lei que dizia que toda a vila com casas financiadas pelo BNH era obrigatório ter uma escola estadual, portanto tornou-se necessário a criação desta escola. Assim, em 1977 iniciaram-se várias reuniões preliminares com pessoas da comunidade e da 12ª. Delegacia de Educação, a fim de organizar a criação do 1º. e de um 2º . Grau, já que em Charqueadas, então pertencente ao município de São Jerônimo, não possuía ainda 2º Grau Estadual. As datas destas reuniões foram: 19 de janeiro, 28 de janeiro, 17 de fevereiro, 9 de agosto e 30 de agosto de referido ano.
O prédio escolar foi entregue para a comunidade em março de 1978. A Escola iniciou com o nome de Escola Estadual de 1ª a 6ª série do 1º grau. Já a criação da Escola Estadual de 2º Grau de Charqueadas aconteceu em 1975. O Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand foi criado em 06/03/1978 pelo então Secretário de educação do Estado Airton dos Santos Vargas e pelo delegado de educação da 12ª DE, Ivan Alcides Dias. De janeiro a março de 1978, a Diretora, professora Sulani Meirelles dos Santos Barcelos e a Supervisora, professora Vera Maria Lopes Castilhos, receberam a inscrição dos futuros alunos da Escola, numa sala emprestada pela Aços Finos Piratini, no Centro Comercial da Vila Piratini. A professora testemunha dos primeiros tempos do Assis, Vera Maria Lopes Castilhos, faz o seguinte depoimento:
"O nome da Escola, na época da sua fundação, não foi escolhido por ninguém da comunidade, e sim uma determinação da Secretária de Educação", diz A professora Vera. Segue abaixo a entrevista na integra.
"Em Março de 1978, foi criado o Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, nome esse que não foi escolhido por nenhum funcionário e sim imposto pela Secretária de Educação. A Vila do BNH era obrigada a ter uma escola estadual pública, que oferecesse uma qualificação profissional adequada para o mercado de trabalho exigido naquele ano. Sendo projetada, então, em função de ser uma vila residencial do BNH. Através de reuniões com empresários, comerciantes, políticos, foram decididos o que essa Instituição de Ensino iria oferecer à comunidade. Chegando à conclusão, de que seria uma escola de Ensino Fundamental e Médio, e também haveria o curso de PPT e Desenho Mecânico, cursos estes que seriam de grande aproveito, pois a Gerdau era naquele momento a empresa que oferecia um melhor mercado de trabalho, mas, para isso, era preciso que houvesse mão-de-obra qualificada para desempenhar funções como: fazer e projetar peças no padrão exigido pela empresa. Hoje, já pode ser oferecido novos cursos, como: magistério, técnico em química, cursos que podem ter um mercado de trabalho muito bom para os alunos que optarem por eles.
Em 21 de março de 1978, passou a funcionar o 2° grau de na Habilitação de Desenhista Mecânico. A Escola passou então a ter mais um nome: Escola de 2° grau de Charqueadas. Em 1980 a Escola já contava com todas as séries do 1º grau, isto é, de 1ª a 8ª séries e as três séries do curso de Desenhista Mecânico, acontecendo assim, a primeira formatura. Em 03 de agosto de 1981, foi criado o Curso de Auxiliar de Laboratório Análises Químicas que, em 1996, foi substituído pelo Curso Técnico em Química. Em 1985, foi criado o Curso de Magistério e, em 1995, o curso de Magistério foi ampliado para quatro anos e mais seis meses de estágio. Em 1988, foi a fez de ser criado o Curso de Preparação Para o Trabalho (PPT).Em 21 de setembro de 2000, a escola passou a ser denominada Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand.
A introdução da informática foi um grande avanço para o ensino, e a introdução dos cursos técnicos trouxe grandes oportunidades para os alunos e demais pessoas da comunidade, mas a construção mais importante foi a do auditório. Pois ela relatou que seu relacionamento é muito bom tanto com os alunos e colegas de trabalho. Trabalhar no Assis é ter liberdade de expressão, ter satisfação e prazer no que faz. Caracterizou-se o Instituto  Assis como acolhedor e competente", termina a professora Vera afirmando.
A Escola é localizada no município de Charqueadas, situada no bairro Aços Finos Piratini. Cuja localização em relação à cidade é distante dos demais bairros e do próprio centro da cidade, portanto se torna de difícil acesso aos alunos que se deslocam dos mais variados pontos do município. Consciente das dificuldades, a Escola busca um novo caminho para que realmente tenhamos uma Educação integral, participativa e crítica, fazendo-se necessário a contribuição de empresas, através de parceria, onde se possa desenvolver projetos. Entre os projetos que se desenvolvem atualmente na Escola estão o da Escola Aberta, as Ênfases do Curso Normal, Módulos de Magistério, o trabalho voluntário das Tribos (parceiros voluntários/ Ensino Médio), a Horta Escolar, o da Composteira e o projeto que se chama “Uma proposta pedagógica na disciplina de história: Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio pesquisam histórias, elaboram seus textos, constroem e publicam suas homepages.
A atual equipe gestora tem como diretora a professora Almirita Lopes da Silva e as vice-diretoras as professoras Ana Cristina Flores de Paula, Selma Brenner, Édia Peres, as supervisoras professora Teresinha Bay e Soni Araújo e a Orientadora Educacional professora Rosemari Costa. O corpo docente é formado por 72 professores e 16 funcionários, e o corpo discente por aproximadamente 1800 alunos.

Abaixo link do filme História da Escola
http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DNQNpIFQXxHE&h=SAQEPLL40

O contexto esta relacionada a Construção da Aços finos e do Bairro Aços Finos segue link


Antes de terminar este relato, gostaríamos de agradecer ao empenho do professor José Edimílson Kober, professor em atividade nas disciplinas de história e seminário integrado no Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand, pela busca constante da história de nossa querida escola e a história na qual estão inseridos os alunos como um todo. Pela elaboração do material e a busca de relatos das pessoas envolvidas no processo. Agradecemos aos alunos envolvidos nas gravações que disponibilizaram o matéria para uso no blog da escola e como material e fonte de pesquisa.

Marcelo G. Vale
Fernanda Lauermann
Fábio Luis Ferreira
Nik Silva

5 comentários:

  1. Boa noite!
    O grupo percorreu o percurso histórico da instituição, completando com informações atuais. Parabéns!
    Alguns questionamentos:
    A escola foi fundada no período militar, neste contexto:
    - Quais eram as principais atividades desenvolvidas na cidade?
    - Como era a formação dos professores que atuavam naquele período?
    - E a organização das aulas sofria influência da época?
    Aguardo interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, com base no que foi conversado com professores da área e pesquisadores, o período, apesar do contexto, não sofreu a influência direta na administração das escolas. Houve sim, intervenções de cunho político, mas nada de desautorizar algo. A escola, assim como tantas outras do período,foram idealizadas no período de João Goulart, mas a inauguração da maioria das escolas do sul do país, foram realizadas após serem remarcadas duas, três e até 4 vezes devido ao fato de Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, os idealizadores e realizadores deste plano de expansão e melhoria da qualidade de ensino na época estivessem presentes. Brizola vinha de um exílio, o mesmo que João Goulart foi submetido. A expansão dos cieps já havia ocorrido e a estatização de empresas no estado do RS por parte de Leone Brizola, obrigou a estas empresas a desenvolverem o meio no qual estavam inseridas. Isto se deu já após o golpe de 64. As empresas ao se instalar, deveriam ao menos criar escolas no ambiente, na cidade na qual se instalaram, entre outras bem feitorias.
      As atividades na cidade de Charqueadas na época eram de expansão e povoamento, sendo que neste período a cidade ainda não era desenvolvida nem emancipada. Os professores que vieram a assumir, eram contratados por meio do Estado e indicados por pessoas do meio político e acadêmico, o que muito se misturava no período.
      Houve sim, influência do período sobre a organização das aulas na época mas estarei postando em seguida alguns detalhes e curiosidades da época, após uma consulta já marcado com professores do período de instalação e inauguração da escola.
      A verdade é que mesmo com a bela intenção de propagar o ensino neste período, o mesmo, na nossa cidade, apenas ocorreu por meio e vontade política da época. O que acredito, vem ocorrendo até hoje, porém de uma forma de "ditadura branda", aquela que nos impõe fatos e fatores preponderantes a nossa vida de uma forma a não termos muito escolha, a não ser nos adaptarmos e nos policiarmos para não correr o risco de minar nossas vontades, desejos e sonhos em troca de uma certa acomodação. A ditadura, ao meu ver, continua! Apenas travestida de outra coisa ainda a se determinar.

      Marcelo Gomes Vale.

      Excluir
    2. Marcelo!
      Excelente comentário! Parabéns por manifestar sua opinião sobre uma presente que sofre influência de um passado.
      Quando tiveres outras informações sobre as curiosidades da época, poste para que todos possam acompanhar e conhecer esta história tão rica de detalhes.
      Abraços, Lisiane.

      Excluir
  2. Bom dia!
    Com o passar dos anos muitos aspectos forma se modificando com relação a formação de professores. Neste sentido, gostaria de ler a opinião de cada integrante do grupo sobre os avanços (ou não) que os professores tiveram da época de inauguração da escola até os dias atuais, e como estas mudanças influenciam na educação dos alunos?
    Aguardo interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Eu posso relatar o que vivenciei dentro da escola como aluno, onde fiz o curso de técnico em química em 2007.
      Na época dentro do estado do Rio Grande do Sul havia poucas escolas com este curso Técnico e gratuito, o ensino e a didática do curso é de excelência qualidade com professores comprometidos e os laboratórios de dar inveja a muitas empresas que já trabalhei na área química industrial.
      Sabemos das dificuldades que o nosso estado se encontra na área da educação, pois ano de 2011 o Censo Escolar revelou um dado preocupante onde, taxa de reprovação no ensino médio brasileiro atingiu 13,1%, maior número desde 1999.
      Porem a constatação levanta uma importante questão: o país está regredindo na educação dos jovens ou alunos do ensino médio aprendem menos hoje?
      A escola Assis em Charqueadas atualmente continua forte com o ensino médio e com o técnico formando profissionais com capacidade e bons empregos.


      FÁBIO FERREIRA

      Excluir