domingo, 17 de novembro de 2013

PIO XII - 54 anos de história


1 - Manoel Joaquim Rodrigues e esposa      2 - Alunos e professores da escola em 1960
A história da Escola Pio XII começa em 1959 quando o Sr. Manoel Joaquim Rodrigues juntamente com outros moradores da Vila Rosa, preocupados com a educação e segurança dos filhos, começaram um movimento para criar uma escola local.
Nesta época a única escola disponível era o Grupo Escolar Henri Duplan, que era de difícil acesso, pois ainda existiam grandes áreas de mata serrada dificultando o caminho.
Após todos os tramites legais, em 13 de abril de 1959, em uma casa alugada na Rua Dona Clara, de propriedade do Sr Floriano Dombroski, iniciaram-se as aulas para 46 alunos de 1ª a 4ª série na Escola que recebeu o nome de Leão XIII. Dejanira Junqueira Rodrigues, após prestar exames na antiga Delegacia Municipal de Educação em São Jerônimo, assumiu a escola como professora e diretora.
Em 1960 foi construído um prédio próprio na Rua Pará, no Loteamento Cruz de Malta e a escola passou a se chamar PIO XII, em homenagem ao Papa da época.
A Escola Pio XII sempre contou com o apoio da comunidade local e entre as primeiras famílias beneficiadas podemos citar: os Miranda, os Britzk da Rosa, os Matos, os Dessimon, os Gonçalves, os Santos, os Pereira e muitas outras.
Nos anos seguintes, novas professoras e diretoras passaram a fazer parte da história desta escola.
Em 31/08/81 um incêndio, causado por um curto circuito, danificou duas salas de aula e uma de arquivos, dificultando a acomodação dos alunos que crescia a cada ano. Novamente a escola passa por mudanças e em 1986 ela é reinaugurada, contando com 20 salas de aula e 10 dependências e recebe o nome de Escola Municipal de 1º grau PIO XII.
Ao longo desses 54 anos a escola tem contribuído e realizado um trabalho diferenciado à comunidade, sendo referência na cidade de Charqueadas. Oferece atividades diferenciadas como língua estrangeira para o CAT, contação de histórias, laboratório de aprendizagem e informática, aulas de dança, teatro e modalidades esportivas, além de diversos projetos e ações que visam valorizar o educando e promover uma educação cada vez melhor.

Hoje a escola conta com 11 estagiários, 10 funcionários efetivos e 11 contratados, com um quadro composto por 80 professores. Funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, atendendo um total de 863 alunos. Atualmente a direção da escola é composta pela diretora Vera Regina Oliveira da Silva e vices: Rosana Costa de Paula, Olga Francisca da Silva e Marília do Rio Martins; supervisoras pedagógicas: Lusani de Araújo Pereira, Nádia Pereira de Lima, Lucimar Pereira e Anira Lúcia Ortiz de Campos; Orientadoras educacionais: Kátia Simone Oleques  Nunes, Rejane Barckzak da Silva, Teresinha Gomes Pletes e Eva Machado.

Escola Municipal de 1 grau Completo PIO XII 2013

Autores: Jezabel Costa; Loveli Lobato; Marcia Beatriz Marques Silva; Veridiane Pereira de Souza.

12 comentários:

  1. Boa noite!
    O grupo está de parabéns por contar o percurso histórico dos 54 anos da instituição, apresentando os dados atuais, que nos permitem perceber o crescimento da escola.
    Alguns questionamentos:
    - O período de inauguração da escola, encaixa-se no período de Nacional Desenvolvimentismo, neste contexto quais eram as atividades da cidade na época?
    - Qual era a formação dos professores?
    - No início eram 46 alunos, para atender estes alunos quantos professores tinham?
    Aguardo interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nacional Desenvolvimentismo, crescimento da produção industrial e da infraestrutura, portanto esse período encaixa-se na inauguração da escola. Foi nesta época que charque perdeu força como atividade econômica e a comunidade passou a buscar novas alternativas.
      Em 1950 surgiu a perfuração do primeiro poço para extração do carvão mineral, e juntamente com isso iniciou um crescimento da localidade e o surgimento de empresas, representando cada uma um novo ciclo econômico.
      1962- Termochar (termoelétrica que atualmente pertence ao grupo Tractebel Energia S/A)
      1965- Copelmi (companhia de pesquisa e lavras minerais)
      1973- Aços Finos Piratini (empresa que se mostrou decisiva para o desenvolvimento econômico do município, a qual deu inicio a implantação do polo metal mecânico).

      Loveli Lobato

      Excluir
    2. O período é nacional desesnvolvimento, pelos dados obtidos não se tem a formação da primeira professora "Dejanira Rodrigues", se sabe que ela ensinava da 1º à 4º série.
      A atividade era basicamente a extração de carvão mineral, com o passar do tempo vieram outras empresas que estão até hoje em atividades na cidade como: Termochar=Eletrosul=Tractebel, Copelmi, Aços Finos Piratini=Grupo Gerdau, etc

      Márcia Beatriz

      Excluir
    3. De acordo com os relatos da professora Elsbeth, que foi aluna da primeira turma da escola, a professora Dejanira dava aula para todos os 46 alunos, de 1ª a 4ª série, todos juntos em uma única sala. Nos anos seguintes foi que a escola começou a receber novos professores.

      Excluir
  2. Bom dia!
    Com o passar dos anos muitos aspectos forma se modificando com relação a formação de professores. Neste sentido, gostaria de ler a opinião de cada integrante do grupo sobre os avanços (ou não) que os professores tiveram da época de inauguração da escola até os dias atuais, e como estas mudanças influenciam na educação dos alunos?
    Aguardo interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da época da inauguração da escola até hoje, ocorreram inúmeras mudanças e certamente a educação também. Antigamente o método de ensino do professor era o quadro negro, hoje o professor utiliza técnicas diferenciadas para ensinar e essas inovações são possíveis devido a uma formação mais qualificada dos professores.
      Loveli Lobato

      Excluir
    2. Desde a sua fundação a Escola Pio XII passou por grandes transformações o que faz dela uma escola de referência. Conta com profissionais qualificados além de um plano de ensino diferenciado.

      Excluir
  3. Desde a época da inauguração da Escola Pio XII até os dias de hoje ocorreram inúmeras mudanças na economia, no número de habitantes, na legislação..., e isso exigiu também mudanças no sistema educacional e na formação dos professores, que devem estar cada vez mais capacitados e preparados para atender às exigências do mundo do trabalho e das mudanças sociais e culturais. Uma boa aprendizagem por parte dos alunos está associada à formação suficiente e adequada dos professores.

    Veridiane Pereira de Souza

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, desde a inauguração da escola Pio XII até hoje houve um grande crescimento, tanto na parte física da escola, como na qualificação dos professores. Hoje temos uma escola com ótima infraestrutura para receber todos os alunos como excelentes professores para uma aprendizagem de qualidade.

    Márcia Beatriz

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, desde a inauguração da escola Pio XII até hoje houve um grande crescimento, tanto na parte física da escola, como na qualificação dos professores. Hoje temos uma escola com ótima infraestrutura para receber todos os alunos como excelentes professores para uma aprendizagem de qualidade.

    Márcia Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Desde a sua fundação a Escola Pio XII passou por grandes transformações o que faz dela uma escola de referência. Conta com profissionais qualificados além de um plano de ensino diferenciado.
    Att, Jezabel.

    ResponderExcluir