Projeto da CNEC Arroio dos Ratos. Fonte: Srº Nilo.
No município de Arroio dos Ratos, até o início de 1963, os recursos escolares se esgotavam na 4ª. série primária. Quem quisesse prosseguir nos estudos no Curso Ginasial, tinha que deslocar-se diariamente à cidade de São Jerônimo. Isto fugia ao alcance da maioria da população local, carente de recursos para custear tamanha despesa. Era preciso conseguir um Curso Ginasial gratuito para Arroio dos Ratos. Foi o que se propôs um grupo de pessoas abnegadas desta comunidade, tendo a frente o Pe. Ervino Lothar Sulzbach.(SULZBACH, 1989, p. 127).
Após o contato, no início de 1962, com o Prof. José Francisco Sanchotene Felice, então Administrador Estadual da Campanha, foram tomadas as medidas legais para o funcionamento do Curso Ginasial. No dia 08 de março de 1963, foi solenemente instalado o Curso Ginasial com a admissão de 130 alunos. Foi uma nova alvorada para população de Arroio dos Ratos, que já estava desesperançosa com as tristes consequências do fim da mineração.
No dia 20 de setembro de 1964 teve lugar uma cerimônia muito importante para a população de Arroio dos Ratos: o lançamento da pedra fundamental do futuro prédio destinado ao Ginásio Comercial Santa Bárbara. E no mês de dezembro tiveram início às obras de construção, compreendendo, inicialmente, quatro salas de aula e a ala de frente destinada à administração. Os custos na sua maior parte correram por conta do Conselho Estadual da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, quando era seu Presidente o Deputado Flávio Ramos. Na data de 05 de agosto de 1967, Arroio dos Ratos viveu um novo dia importante e feliz: acontecia a inauguração do prédio do Ginásio. A parte inaugurada constituía apenas uma terça parte de um imponente conjunto previsto para o futuro, elaborado pelo arquiteto Danilo Fabretti.
No dia 20 de setembro de 1964 teve lugar uma cerimônia muito importante para a população de Arroio dos Ratos: o lançamento da pedra fundamental do futuro prédio destinado ao Ginásio Comercial Santa Bárbara. E no mês de dezembro tiveram início às obras de construção, compreendendo, inicialmente, quatro salas de aula e a ala de frente destinada à administração. Os custos na sua maior parte correram por conta do Conselho Estadual da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, quando era seu Presidente o Deputado Flávio Ramos. Na data de 05 de agosto de 1967, Arroio dos Ratos viveu um novo dia importante e feliz: acontecia a inauguração do prédio do Ginásio. A parte inaugurada constituía apenas uma terça parte de um imponente conjunto previsto para o futuro, elaborado pelo arquiteto Danilo Fabretti.
As mudanças produzidas pelo fim do ciclo de extração do carvão no Município e a preocupação em oportunizar aos concluintes do Curso Ginasial a oportunidade prática e econômica de continuar os estudos em sua própria cidade impulsionaram a instalação do Curso Técnico de Contabilidade, em março de 1969.
Em 1968, o Ginásio Comercial Santa Bárbara foi desmembrado em duas escolas: a Escola Cenecista de 1º. Grau Santa Bárbara e a Escola Cenecista de 2º. Grau São José.
Para um grande número de egressos desta Escola, os conhecimentos nela adquiridos, lhes abriram caminho para seu futuro seguro e feliz. Entre eles há profissionais de graduação superior, desempenhando atividades nas mais diversas áreas. .(SULZBACH, 1989, p. 130).
Este ano a escola está comemorando os seus 50 anos!
Fonte: CNEC Arroio dos Ratos.Autores: Aline Neder Poggetti, Ândrea Florkovski, Izabel Lopes Teixeira e Everton Rodrigo dos Santos Vieira.
Bom dia!
ResponderExcluirO grupo realizou uma boa descrição do processo que levou a construção da CNEC – Arroio dos Ratos.
Ficam alguns questionamentos:
- O CNEC foi construído no período denominado Nacional Desenvolvimentismo (1946 -1964), neste período, conforme citado, a cidade estava abalada com o fim da mineração. Neste momento, quais eram as principais atividades desenvolvidas pela cidade, e quais eram as perspectivas para futuro?
- O significou para a população de Arroio dos Ratos a fundação do Ginásio?
- Quando inaugurado o CNEC tinha 130 aluno, atualmente quantos estudantes são atendidos na instituição?
Fico no aguardo de interações.
Abraços, Lisiane.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCom o fim da mineração, houve um grande declínio na cidade, que estava fadada a virar uma cidade fantasma, mas isto não aconteceu, houve grande desespero por parte das famílias que aqui moravam, pois acabara a fonte de riqueza que movimentara toda a cidade, buscou-se outras alternativas de crescimento, atingindo o setor agropecuário, agricultura e comércio.
ExcluirA fundação do ginásio trouxe a população uma nova esperança de melhoria aos seus filhos que não podiam se deslocar de Arroio dos Ratos para estudarem em outros municípios.
olá lisiane hoje o CNEC atende alunos desde a pré escola até cursos superiores,A partir do momento em que o município havia se emancipado e diante de seus representantes eleitos, iniciou um processo de recuperação de caráter financeiro e lentamente retornou a evoluir, inúmeras foram as ações em benefício de sua população, bem como a reestruturação paisagística.
ResponderExcluirInfelizmente algumas heranças históricas, perderam-se por não ter sido previsto o tombamento de alguns prédios e documentos (registros históricos). Prédios forma vendidos e seus proprietários através de reformas foram trocando as características originais, pouco restara da história de um município tão rico culturalmente. Um exemplo deste fato que cito, foram as casas geminadas quase que sua totalidade foram destruídas e seus proprietários fizeram novas moradias nos locais, outrossim, o Hospital sarmento Leite, construídos pelos mineiros, a bem poucos anos sofreu uma reforma em sua fachada que trocou toda a característica original do prédio (patrimônio histórico dificilmente recuperado). A casa onde houve a estada da princesa Isabel ainda existe, com diversas modificações, e pior de todas nunca foi tombada como patrimônio histórico do município, hoje pertence a uma pessoa particular, cujo qual utiliza como fonte de renda em forma de aluguel.
Meu objetivo com estas colocações é fazer o povo arroio ratense refletir sobre sua história. Também esta se tornar parte do currículo escolar como fonte de pesquisa e de busca a novas fontes.
http://histvirtualarroiodosratos.blogspot.com.br/2012/04/resenha-critica-da-historia-de-arroio.html
desculpe é cursos técnicos
ResponderExcluirCom o fim da mineração e a emancipação a cidade vivia a transição e a busca por uma nova fonte de renda que é a agricultura e a pecuária!
ResponderExcluirA abertura da Escola foi uma evolução muito grande para a cidade e para a região.
O Colégio Cenecista Santa Bárbara, trabalha com mais de 520 alunos atualmente, da Educação Infantil aos técnicos de Contabilidade e Enfermagem.
Olá: Aline, Ândrea, Everton, Izabel!
ResponderExcluirGostaria que o grupo comentasse sobre a formação dos professores no período em que a escola foi fundada.
Assim como, gostaria de ler a opinião de cada integrante do grupo sobre os avanços (ou não) que teve a formação dos professores até os dias atuais, e como estes fatos influenciam na educação dos estudantes.
O grupo sabe informar se com a abertura da instituição, os alunos que antes não tinham acesso a educação voltou a escola para prosseguir os estudos?
Fico no aguardo de interações.
Abraços, Lisiane.
Olá professora, gostaria de acrescentar a todos os outros comentários que escola foi fundada nos anos mais críticos de Arroio dos Ratos, quando ainda estava entregue ao abandono, motivado pela paralisação das minas de carvão. Muitas dificuldades foram enfrentadas no início, especialmente na manutenção da escola. Os professores não eram bem remunerados pela falta de recursos, muitas vezes eram pagos com atraso, a maioria destes professores vinham de outros municípios, pois naquela época não haviam professores habilitados em nossa cidade para lecionar no curso ginasial e depois no curso técnico de contabilidade. O que também acarretou em problemas de transporte , alimentação e pernoite de alguns professores.
ExcluirNesta época não havia a exigência de formação dos professores, era por "vocação"! Já hoje a escola tem a exigência de graduação e até mesmo há profissionais com mestrado, doutorado ou até mesmo pós-doutorado.
ResponderExcluirCom a abertura da escola muitos voltaram a estudar ou até mesmo pararam de viajar para outras cidades da região.
Everton...
ExcluirA profisão professor vem sendo muito cobrada. Este fato aliado aos avanços da sociedade exigem uma formação, seguida de aprimoramentos e especificidades de acordo com a necessidade profissional de cada um.
Você acha que os profissionais atuantes nas escolas buscam seguir seus estudos em favor de uma educação de qualidade para seus esducandos?
Abraços, Lisiane.
Acredito que a maioria dos profissionais estão buscando o aprimoramento sim para uma educação de qualidade e para ser valorizado também.
ExcluirOlá Lisiane!
ResponderExcluirGostaria de comentar o quanto foi importante para esta comunidade a abertura desta Escola e como prova disto tenho o meu pai quem teve a oportunidade de participar de uma das primeiras turmas a se formarem naquela época, nesta escola e além disto também tive minha avó que também trabalhou como auxiliar de disciplina na mesma época. Juntamente com meu pai, também concluíram outros colegas que hoje são advogados, administradores, contabilistas que prestam bons serviços para nossa comunidade e com isso podemos constatar o quanto esta Escola já contribui na formação de qualidade de muitas pessoas.
Ândrea...
ExcluirBelo depoimento, pois mostra a importância da educação e o bem que ela faz para as pessoas envolvidas, e para a comunidade como um todo.
Abraços, Lisiane.
Ândrea...
ResponderExcluirGostaria que você me escrevesse um pouco sobre o meu questionamento realizado acima sobre a formação dos professores.
Abraços, Lisiane.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir