terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Postagem 3 - Geometria Analítica

Atualmente, encontramos uma grande resistência por parte de alunos quando o assunto é matemática. Por mutias práticas realizadas em outras disciplinas e acompanhadas por motivo da interdisciplinaridade, percebemos que, em muitos momentos, os alunos que demonstram esta resistência ao ensino, à participação, tem por base uma aprendizagem, na maioria das vezes, deficitária. 
O ensino da geometria analítica é apenas um exemplo dentre tantos que podemos citar. Mas uma característica chama a atenção. Por ser um assunto que permite uma interação com aluno por meio de diversas ferramentas, torna o seu ensino, uma forma de atrair o aluno ao mundo da matemática. Um dos motivos que chama a atenção são os diversos softwares e jogos que tratam do assunto.
Com as novas tecnologias utilizadas para auxiliar e dinamizar o ensino da geometria, podemos transformar a forma como é trabalhado em sala de aula o assunto. 
Através de softwares, é possível que o aluno se aproprie de conhecimentos que numa situação normal de sala de aula, ele teria uma grande dificuldade de adquirir. Podemos citar diversos softwares relativo à geometria analítica, mas para exemplificar o que é descrito acima, citaremos o webFluidMath.
O webFluidMath, é um software online que possibilita a identificação e conversão de tudo o que escrevemos, relativo à matemática, em uma tela sensível ao toque, seja em quadros interativos, seja em tablets. De autoria de Donald Carney, Andrew Forsberg, Joseph J. Laviola Jr. e Bob Zeleznik, este software é capaz de reconhecer a grafia e exibi-la após convertida, em azul conforme mostra a figura 1. 
Com relação à geometria, o programa é capaz de ler funções escritas manualmente, convertê-la para o programa e, caso necessário, expressar o gráfico em coordenadas cartesianas, conforme figura 2.
Outra vantagem do webFluid é o fato de adaptar atividades deste programa, que atende ao cálculo, a álgebra e funções, aos programas existentes, tais como o GeoGebra e o Maple.
Como desvantagem, temos o fato de ser cobrado até 15 dólares pelo seu uso por ano. Mesmo tendo uma versão gratuita, a mesma se torna viável e de grande aplicabilidade justificando o pagamento pelo seu uso pela instituição. 
Muito bom no que diz respeito  facilidade de uso, acesso a tutoriais, ocupa pouca memória e principalmente, fornece uma interação única com o aluno, aproveitando o gosto pelo uso de tablets e smartphones. 
Abaixo, as imagens do aplicativo.


Figura 1 - Inserção da função e conversão
Figura 2 - Recursos na tela  - Exemplo de dados inseridos, conversão e gráfico

Autores: Marcelo Gomes Vale, Fernanda Lauermann, Fábio Luis Ferreira

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mapa conceitual: tecnologia na educação


http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJWGGVNL-XC72F3-31K&partName=htmltext

Marne Souza Boanova e Marla Cecília Medeiros da Silva
MAPA CONCEITUAL - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Grupo:
Marcelo Vale
Fábio Ferreira
Fernanda Lauermann

Link:   http://www.ufpel.edu.br:8001
Obs: Tivemos problemas com o site "fora do ar", mas conseguimos colocar o mapa no servidor com o nome:
MarceloVale,FabioFerreira,FernandaLauermann_ArroiodosRatos
Agradeço a compreensão.


Mapa conceitual
Tecnologias na educação

Link:   http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJN51YDR-TDKWPP-VG&partName=htmltext


Colaboradoras:Amanda Ribas Lopes, Débora Santos Arence, Sonia B.R.M.Correa

Mapa Conceitual "Tecnologias na Educação"




http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJKX508K-1Z0J11V-MC&partName=htmltext
Componentes do Grupo:
Patricia Moreira Lindner , Victor Ramos , Isac Vieira , Rita de Cássia Ávila
Mapa Conceitual/Tecnologias na Educação

http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJLB4R7W-DR7HH9-19J&partName=htmltext


Grupo: Jezabel Costa, Loveli Lobato, Márcia Beatriz Marques e Veridiane Souza.