quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mapa Conceitual "Tecnologias na Educação"




http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJKX508K-1Z0J11V-MC&partName=htmltext
Componentes do Grupo:
Patricia Moreira Lindner , Victor Ramos , Isac Vieira , Rita de Cássia Ávila

5 comentários:

  1. Bom dia!
    O grupo trouxe em seu mapa seu modo de compreender a tecnologia da educação, apresentando que esta permite inovações no ensino, seja através de metodologias, recursos e ferramentas.
    A metodologia para o grupo está diretamente ligada a prática pedagógica. No entendimento de vocês os professores que hoje atuam nas escolas percebem as tecnologias como um meio de colaborar para a produção de conhecimento e com a aprendizagem?
    Fiquei um pouco em dúvida na parte de cima do mapa, pois me parece que faltou um verbo de ligação. Para o grupo a tecnologia na educação precisa da colaboração da escola, do aluno e do professor, gostaria de saber qual a ligação que está colaboração tem, para cada um de vocês, com a aprendizagem significativa?
    Fico no aguardo das interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A colaboração de todos envolvidos é essencial, é necessária a revolução na capacitação docente assim como é importante, no entanto, que haja uma revolução tecnológica nas escolas. É fundamental que a metodologia utilizada seja pensada em conjunto com os recursos tecnológicos que a modernidade oferece, com os recursos que a escola oferece e com a capacidade de absorção e envolvimento dos alunos. Os recursos tecnológicos devem servir como extensões do professor e a importância do planejamento de qualquer atividade é primordial, o filme, a lousa interativa, o computador, etc., perdem a validade se não se mantiver o objetivo principal: a aprendizagem.

      Excluir
  2. Em meu ponto de vista para se ter resultados significativos com o uso de novas tecnologias tem que haver uma preparação ,então (a colaboração) da escola com os professores estes devem estar preparados e com acesso a equipamentos que possibilitem este trabalho. E quanto aos alunos estes precisam colaborar para que o trabalho seja desempenhado com um bom aproveitamento em relação a aprendizagem .
    Patricia Moreira Lindner

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o ponto de vista da colega, com certeza a tecnologia colabora muito para o desenvolvimento de conteúdos e tornar as aulas mais atrativas, mas podemos notar que a falta de preparo dos professores muitas vezes acaba desmotivando, pois o aluno não atinge o objetivo que busca e acaba perdendo o interesse.

    ResponderExcluir
  4. Como foi comentado pelas colegas, acho que não basta ter as ferramentas (tecnologia), tem que saber como usar, ou seja, a escola junto com os professores tem que buscar o conhecimento de como usar da maneira mais produtiva buscando sempre a melhor aprendizagem, onde o aluno possa ter motivação para o estudo e assim juntos possam atingir os objetivos.

    Márcia Beatriz

    ResponderExcluir