quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

MAPA CONCEITUAL - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

Grupo:
Marcelo Vale
Fábio Ferreira
Fernanda Lauermann

Link:   http://www.ufpel.edu.br:8001
Obs: Tivemos problemas com o site "fora do ar", mas conseguimos colocar o mapa no servidor com o nome:
MarceloVale,FabioFerreira,FernandaLauermann_ArroiodosRatos
Agradeço a compreensão.


6 comentários:

  1. Bom dia!!
    O grupo está de parabéns, pois o mapa apresentado mostrou o que significa para o grupo tecnologias da educação, assim como apresentaram as tecnologias da educação como uma forma de empregar diferentes ferramentas de ensino que por sua vez permitem a aprendizagem utilizando vários recursos.
    Dentre os recursos foi apontado pelo grupo apenas os computadores e tabletes como recursos que podem ser utilizados como processos pedagógicos. E os demais, podem ser usados também em sala de aula como ferramentas pedagógicas que visam a aprendizagem do aluno
    Fico no aguardo de interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim, podemos utilizar sim os demais recursos citados como ferramentas pedagógicas! Por meio de calculadores, por exempl, estamos fazendo uso prático de conhecimentos adquiridos em sala de aula também. Como diziam meus professores de informática -"o computador, a calculadora e demais eletrônicos, são burros! Dependem sempre daquela pecinha que se encontra entre a cadeira e o dispositivo em questão, chamado operador...sem vocês, nenhuma das máquinas realizam atividade nenhuma, pois vocês são responsáveis pela inserção de dados, e tem de ser da forma correta esta inserção"- ou seja, estas novas tecnologias, e as não tão novas assim, são ferramentas que vieram para auxiliar, tanto alunos, quanto aos professores, na tarefa de ensinar-aprender. Desde o apagador e o giz, até a lousa digital (quadro interativo), dependemos de um conhecimento prévio para que possamos fazer uso e de, realmente, aproveitarmos tudo o que nos proporcionam estas ferramentas para a área da educação. Então, em suma, todas esta ferramentas podem, e devem, ser inseridas no processo pedagógico de ensino desde que sejam feitas de forma consciente e coerente, não visando substituir a aprendizagem formal, mas sim, auxiliando-a, de acordo com a diversidade do público-alvo e suas necessidades de aprendizagem.

      Marcelo Gomes Vale.

      Excluir
  2. Concordo inteiramente com o colega Marcelo e posso acrescentar como parte do processo pedagógico a câmara digital e o data Show, que pode sim ser usado em sala de aula como ferramenta importante no aprendizado, com imagens representativas no caso da câmara digital e o data Show com videos e eslaides com conteúdo especifico da matéria.
    Fábio Luis dos Santos Ferreira - UAB 3/PARFOR Arroio dos Ratos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!

      Concordo com os meus colegas acima, Marcelo e Fábio. Com certeza precisamos dessa interação tecnológica em sala de aula. Na era dos smartphones, por que não usá-los a nosso favor? Já comentei sobre isso na postagem 3, mas volto a dizer, devemos investir em apps fáceis e práticos, porque acabam se tornando usuais no dia a dia de um aluno, pois baixar um aplicativo para o celular se tornou a coisa mais normal no mundo. Então, porque não usar essa praticidade ao nosso favor? Claro que devemos usar com coerência, sabendo o que está se usando para que não se torne uma ferramenta contra ao aprendizado. Mas, ressalto também, que, em meio a tudo isso, não podemos esquecer, dos bons e velhos livros e dos cadernos, pois eles são a base. Mesmo com o Google, os livros ainda devem ser a base das pesquisas, pois são fontes 100% seguras, nem tudo que se acha no google é confiável e, precisamos ser conscientes disto.

      Fernanda Lauermann - UAB 3/Arroio Dos Ratos

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Há uma grande quantidade de recursos tecnológicos que podem ser usados na escola, acredito que os colegas apresentaram os mais comuns e que são mais usados pelas escolas hoje. É grande o desafio dos professores que competem com as tecnologias que os alunos já usam e dominam fora da escola. É possível aliar esta tecnologias as aulas dadas em sala de aula, tornando-as atrativas e prazerosas, ao mesmo tempo em que os alunos aprendem interagindo com conhecimento prévio que já tem a respeito das tecnologias.

    ResponderExcluir