Escola entrevistada: Instituto Estadual de Educação
São Jerônimo
Rua: João Daisson, 637 – São Jerônimo/RS
Fone: (51) 3651 1724 CEP: 967000-000
A inclusão é para todos!
O grupo na sala de Recursos com a professora de Libras Evelyn. |
Na sala onde assistimos o coral de Libras com as professoras Evelyn e Simone. |
Ao entrevistar a Pedagoga, professora da Sala de
Recursos Evelyn Carolina de Paris Chouene, abordamos a importância da inclusão
de alunos surdos e após o grupo chegou à conclusão do quanto foi valioso esta
entrevista para nosso futuro como professores, a escola entrevistada possui um
projeto “Com as mãos comunicamos o mundo”, desenvolvido no ano de 2012
iniciando com a turma piloto de 2º ano e hoje com as turmas de pré, 1º ano, 2º
ano e o 3º ano que foi a turma que iniciou no ano passado, o projeto funciona com
a professora Evelyn ensaiando um coral de libras, tivemos a oportunidade de
assistir a uma aula e ver o quanto os alunos gostam e estão prontos para
interagir com futuros colegas surdos e mudos, isto mostra que a inclusão serve
para todos.
Na região onde moramos as escolas tem inclusão de
alunos surdos, não há nenhuma com atendimento específico para surdos, eles se
incluem em escolas regulares. A escola entrevistada e outras de São Jerônimo
como a Escola José Athanásio e Castro Alves dispõem de uma sala de Recursos.
Atualmente a escola possui uma aluna com perda auditiva,
estudante do Ensino Médio, ela é surda Oralizada, possui laudo e consta nele
perda auditiva desde a infância, ela usa aparelho, não gosta e mesmo com ele
apresenta dificuldades de entendimento. Sua deficiência começou a ser
descoberta em 1991 quando a aluna apresentava dificuldades. Seus professores
começaram a desconfiar se ela simplesmente não ouvia, ou não entendia o
conteúdo, então começaram os exames e descobriram que era perda auditiva. A
aluna aprendeu Libras (básico) que é oferecido na sala de recursos da própria
escola, em sala de aula ela não tem intérprete, não há necessidade, pois ela
fala e não tem perda total da audição, ela tem apoio da professora Evelyn que
tem curso de libras, mas não atua em sala de aula com ela.
Após a entrevista e também com base em experiência
de estágio em escolas da região, concluímos que o poder público garante
condições de acesso e aprendizagem aos alunos surdos na grande maioria
amparando com sala de Recursos e professor com curso de Libras, a comunidade em
geral, principalmente a família e escola mostra não ter um preparo que seja
suficiente para esses alunos, mas a preocupação da comunidade existe, como por
exemplo, temos uma escola aqui em Charqueadas (IFSul) que oferece curso de
libras para professores e familiares de alunos surdos e mudos, a preocupação
existe devido ao fato dos professores e familiares que atuam direto com esse
tipo de deficiência não estarem preparados.
Diretor da
escola: João Emeri Damasceno
Colaboradores para entrevista:
Evelyn Carolina de Paris Chouene (Pedagoga e
professora da Sala de Recursos/Libras).
Eliana Inês Emmel Pettermann (Coordenadora do curso
normal e do CAT) – Desenvolve projetos junto com a Evelyn.
Simone Botelho da Silva (Professora da turma do 3º
ano, que presenciamos o coral de Libras).
Autores: Auri Quintana, Daiane Silva, Patrícia da
Silva Medeiros, Viviane Morais Vieira.
Boa tarde!
ResponderExcluirO grupo está de parabéns, pois conseguiu não só realizar a tarefa de forma completa, como também realizou uma análise da situação encontrada na escola pesquisada e conseguiu compreender a importância de realizar este tipo de tarefa.
Diante do projeto que vocês tiveram a oportunidade de conhecer, gostaria que o grupo comentasse qual a importância deste trabalho dentro da escola, e quais são seus principais benefícios para os alunos que participam, e principalmente para os alunos com surdez.
Abraços, Lisiane (Tutora a distância)
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA escola, com esse projeto, se fortalece para receber novos alunos com este tipo de deficiência. Os alunos que fazem parte da escola, aprendem uma outra linguagem, que facilita a convivência escolar e como futuros profissionais, logo os alunos surdos serão tratados sem medo ou insegurança de não entende-los para comunicar-se. Todos se beneficiam!
ExcluirAtenciosamente: Auri Quintana.
A importância deste trabalho dentro da escola, é dar ao aluno, através do processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de um convívio adequado, além da troca de informações, levando em consideração as limitações de cada educando. Este aluno, como qualquer outro requer atenção às suas necessidades educacionais, tendo em vista, que a sua inclusão,só acontecerá e terá resultado, se ele for respeitado em suas diferenças e potencialidades.
ExcluirE para os colegas que participam, é muito importante o convívio, pois assim, eles aprendem a conviver com as diferenças.
Patrícia Medeiros.
Boa tarde,
ResponderExcluirSou a tutora de Libras a distância – Rubia.
Vocês apresentaram a pesquisa de acordo com os dados obtidos na escola. E concluem a pesquisa dizendo que “o poder público garante condições de acesso e aprendizagem aos alunos surdos”.
Questiono vocês:
São suficientes estes recursos oferecidos?
Durante o texto vocês mencionam que a aluna não gosta do aparelho, que tem dificuldades de entendimento, mas mesmo assim, ela não tem tradutor/intérprete de Libras por não se fazer necessário, será que há alguma contradição nestas informações?
O coral de Libras é composto por alunos ouvintes?
Olá, tutora não temos um total conhecimento deste assunto, mas achamos que esta escola está a frente de muitas, pois ficamos surpresos com o que vimos, a dedicação das profissionais com seus alunos e com este projeto, demonstrando encantamento com o que fazem e nos passaram que é possível trabalhar estes problemas em sala de aula, onde os monitores são os próprios alunos, mas que há uma grande deficiência em recursos, principalmente humanos e que temos que ter vontade de trabalhar com a deficiência auditiva, pois se esperarmos por recursos não vamos evoluir como profissionais e como seres humanos. Não há contradição, pois a aluna não é totalmente surda, tem uma deficiência auditiva, tendo que usar um aparelho, o qual, a incomoda, mas afaz escutar melhor não necessitando de interprete e a mesma tem dificuldade de aprendizagem, mas já está inserida no mercado de trabalho, ficando isso como ajuda prioritária, pois é acompanhada pela pelas profissionais citadas. O coral de alunos são ouvintes, eles aprendem a língua de sinais desde a o 1° ano escolar.
ExcluirAtenciosamente: Auri Quintana.
Bom dia!
ResponderExcluirGostaria de saber de cada integrante do grupo a importância, para a formação profissional de vocês, de realizar uma pesquisa que tem como tema central a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar?
Fico no aguardo das interações.
Abraços, Lisiane.
Boa tarde, professora Lisiane!
ExcluirPara mim, foi de grande importância, fazer esta pesquisa sobre a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar. Foi um aprendizado a mais, obter mais informações e conhecimentos sobre o assunto e acredito que mais adiante, isto me ajudará bastante no futuro para minha formação profissional.
Patrícia da Silva Medeiros.