domingo, 27 de outubro de 2013





 Nossa pesquisa foi realizada na escola de ensino fundamental Otávio Lázaro na cidade de Charqueadas. A escola é a única do munícipio que dispõe de um espaço e um professor qualificado para atender alunos surdos.
 A escola realiza esse trabalho desde 1998. Já formou alunos no ensino fundamental e segui auxiliando-os, pois os mesmos quando vão para ensino médio não conta com profissionais capacitados para uma boa aprendizagem.
 Atualmente na escola estão matriculados quatro alunos surdos. Uma das alunas  tem sete anos, conhece libras e usa a linguagem de sinais e está no segundo ano, é comunicativa e não apresenta dificuldade na aprendizagem. Outra aluna apresenta dificuldade e não conta com monitora e  divide a professora com outros colegas com necessidades especiais, não faz uso da linguagem de sinais. Tem  outra aluna que está no oitavo ano, vem apresentando dificuldades desde  o ano passado, quando deixou de contar com ajuda de monitora. Está alfabetizada e usa libras. A quarta aluna apresenta outras necessidades, por isso tem atendimento diferenciado tanto em sala de aula, quanto no período do reforço.
 O atendimento especial para alunos surdos acontece de duas a três vezes por semana no período oposto de aula, com a professora Nairza no laboratório de libra e é individual.
 Laboratório esse que foi uma conquista de alunos surdos da escola, no ano de 98/99 quando participou  de um concurso do projeto Airton Senna. Hoje o laboratório conta com computadores e materiais didáticos produzidos pela própria professora, que facilitam o ensino-aprendizagem. Nairza é única professora concursada e disponível no município para esse atendimento.

 Professora estadual aposentada dedica-se em tempo integral na realização desse trabalho, procurando sempre aperfeiçoar seu modo de ensino, tornando-se fundamental na vida desses alunos.
 Anualmente acontece a comemoração do dia 26 de setembro,  dia nacional do surdo, nesse dia a professora Nairza juntamente com  a equipe diretiva realiza atividades durante todo o dia, integrando alunos surdos com a comunidade escolar.
 Nota-se que  a escola não recebe incentivos necessários do poder público, mesmo com todo o empenho e dedicação por parte da professora Nairza, isso não é suficiente. Espera-se  mais comprometimento por parte dos pais, professores, do poder público e da comunidade, para  um ensino de qualidade.   
O município conta ainda com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense que oferece curso de Libras aos interessados, e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE.
.
 Fotos retiradas na escola Otávio Lázaro no período de atendimento especial.



Fonte: Relatos obtidos na própria escola com a professora Nairza Camboim.
Autores: Jezabel Costa; Loveli Lobato; Marcia Beatriz Marques Silva; Veridiane Pereira de Souza.

6 comentários:

  1. Boa tarde!
    O grupo realizou uma excelente descrição em sua entrevista sobre a situação encontrada na Escola Otávio Lázaro. Assim como, conseguiu trazer aspectos para a reflexão sobre o assunto.
    Gostaria que o grupo comentasse sobre os benefícios do laboratório e do atendimento especial para os alunos surdos?
    Abraços, Lisiane (Tutora a distância)

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa e analise dos dados encontrados.
    Como já questionou a tutora Lisiane é essencial esta reflexão sobre os benefícios do atendimento em laboratório (em turno inverso). Porque ele se faz necessário? E a questão do atendimento especializado?
    Um outro questionamento: A escola possui professor surdo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!!!
      O trabalho realizado com a professora Nairza em turno inverso com os alunos surdos se faz necessário porque ela os auxilia com os trabalhos solicitados pelos professores e também, ajuda a esclarecer o que não foi compreendido por eles em sala de aula, lembrando que os alunos surdos não contam com monitora em sala de aula.
      A escola não possui professor surdo, havia em 2003 uma instrutora surda.

      Att; Loveli Lobato

      Excluir
    2. Boa tarde!
      Vejo o laboratório de libras e o trabalho e dedicação da professora Nairza como fundamentais para o desenvolvimento dos alunos surdos, pois sem eles esses alunos não conseguiriam acompanhar os conteúdos, dificultando a aprendizagem.

      Att, Veridiane Pereira de Souza.

      Excluir
  3. Boa noite!!! Respondendo aos questionamentos é o seguinte... A escola Otávio Lázaro é referência em atendimento a alunos surdos e desempenha um importante papel na sociedade, sendo a única escola do município a desenvolver este trabalho.
    O laboratório que leva o nome de "Sala dos Recursos" é recheado de materias diversos, alguns inclusive confeccionados pela própria professora que com muito carinho nos recebeu na escola durante algumas tardes. Ela nos mostrou seu trabalho e percebemos a dedicação com que realiza as atividades. Como já citamos ela atende os alunos individualmente em horários opostos aos de aula, servindo como uma ferramenta indispensável para a aprendizagem dos mesmos!!!

    Att, Jezabel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,



      Boa tarde,
      A escola Otavio Lázaro é a única escola que atende alunos surdos e realiza um ótimo trabalho com esses alunos.A professora Nairza se faz necessária, porque auxília em turno inverso de aula, a realização de trabalhos, conteúdos que esses alunos tem dificuldades, até porque a escola não tem monitoras para ajudar as professoras em sala de aula.
      A escola não tem professor surdo atulmente.

      Márcia Beatriz

      Excluir