sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Inclusão de Qualidade





 A educação dos portadores de necessidades especiais é observada 
como uma forma de aproximação com os seres ditos normais, a fim de 
desenvolver sua normalidade para melhor integrá-los através de sua 
aprendizagem “a idéia inicial foi, então, a de normalizar estilo ou 
padrões de vida, mas isto foi confundido com a noção de normais as 
pessoas deficientes.” (SASAZAKI, 1991, p. 32)
  Nossa pesquisa foi realizada em uma escola da cidade onde moramos, Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Alcides Conter, em São Jerônimo, onde encontramos um aluno com surdez parcial comprovada através de laudo médico. Por se tratar de um caso com surdez parcial, não lhe foi necessário à aprendizagem de LIBRAS.
  Uma vez que, o aluno apesar de ouvir pouco, tem a fala normal. Nessa escola, não há profissional especializado em LIBRAS, entretanto há uma professora apoiadora, que em torno de 1 hora por dia, dá atendimento individual a este aluno. De modo geral, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, está acontecendo de modo natural nas escolas, entretanto não há suporte por parte do governo para que estes alunos possam ter uma educação e inclusão de qualidade.
  Não temos conhecimento se há escola especializada nesse tipo de deficiência em nossa cidade, mas com certeza é necessário que exista escola e profissionais especializados e aptos a atender a estas pessoas.
  Esperamos que um dia esta realidade seja diferente, e que todos possam usufruir o que lhes é de direito.




Autores: Amanda Ribas Lopes, Débora Santos Arence, Marla Cecilia Medeiros da Silva, Marne Souza Boanova, Sônia Beatriz Rios Moreira Correa.

Fonte:Site UFPI, funcionários da escola Professor Alcides Conter

9 comentários:

  1. Bom dia!
    Que bom que o grupo encontrou uma instituição que inclua um aluno com surdo, embora que neste caso seja parcial, pois assim foi possível acompanhar e realizar uma análise de como é a estrutura oferecida para favorecer a aprendizagem escolar do aluno em questão.
    Quanto a estrutura da apresentação temos um problema que precisa ser resolvido: os dois primeiros parágrafos não são escritas do grupo... Lembre-se que quando nos embasamos em autores, o texto precisa ser apresentado como citação, e ao final do texto conter a referência bibliográfica. Este item precisa ser arrumado, e a tarefa novamente postada. Se tiverem dúvida me escrevam pelo moodle.
    Alguns questionamentos:
    Na cidade de São Jerônimo tem uma escola especifica para atendimento de alunos surdos?
    Os professores da instituição sabem Libras?
    E os professores estão preparados para atender as particularidades do aluno mencionado no trabalho?
    Abraços, Lisiane (tutora a distância)

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    1. Profª Lisiane, não temos conhecimento se existe escola especializada em alunos surdos em São Jeronimo, mas sabemos que seria de grande valia uma instituição onde os professores dominassem a LIBRAS, e pudessem atender as particularidades dos alunos surdos, sendo estes com surdez total ou parcial.

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    2. Pelo que eu sei, em São jerônimo não existe escola especializada em alunos com deficiência auditiva. e parece que os professores não tem conhecimento total de libras, mas seria bom se tivessem.

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    3. Pelo que eu tenho conhecimento em São Jerônimo não há escolas específicas para alunos surdos-mudos, e nas demais escolas acho que os professores não estão preparados.

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    4. Acho que deveriam ter mais treinamentos para os professores, e demais profissionais das escolas que lidam com a criança surda-muda, para que elas se sentissem melhor e pudessem interagir melhor, mas sabemos que na realidade não acontece assim e um professor para atender tudo é muito pouco pois as necessidades e desenvolvimento das crianças são um pouco diferente, acho importante a inclusão mas a maneira que muitas vezes é feita sinto que prejudica a criança, mais do que favorece. Deve-se preparar professora e os colegas para que todos saibam lidar sem causar constrangimentos.

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  2. Boa noite,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Gostaria de questiona-los em relação a esta colocação:
    “De modo geral, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, está acontecendo de modo natural nas escolas, entretanto não há suporte por parte do governo para que estes alunos possam ter uma educação e inclusão de qualidade.”
    Será mesma que a inclusão vem acontecendo de forma natural? Como vocês entendem este processo de forma natural mencionado no texto?

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    1. Olá Prof Rubia, ao dizer:"De modo geral, a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência, está acontecendo de modo natural nas escolas, entretanto não há suporte por parte do governo para que estes alunos possam ter uma educação e inclusão de qualidade", toda a criança tem seu direito de frequentar a escola, amparado por lei , portanto as escolas estão sendo mais receptivos ,e de fato isso está acontecendo.O números de alunos com deficiência está cada vez mais notável nas escolas.Entretanto, não são todas as escolas que tem profissionais qualificados para dar atendimento a estes alunos.Falta por parte do governo do estado dispor de cursos, palestras e treinamentos a estes professores, para que possam dar uma dedicação especial e de qualidade a estes alunos.

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    2. estao tendo inclusão de alunos, só que sem qualidade na educação deles, professores despreparados, o governo só fala mas não dá auxilio. A inclusão é valida para a criança, os colegas já aceitam elas, mas é preciso mais esclarecimento, treinamentos para professores e alunos para ter uma qualidade melhor e estar mais preparados.

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