quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O aluno surdo na Escola


      A escola com a qual realizamos a pesquisa chama-se E. M. E. F. Paraná localiza-se no Distrito do Parque Eldorado, em Eldorado do Sul, na escola há vários alunos inclusos, entre eles há um aluno surdo, que está no 8º ano do ensino fundamental, o aluno não conhece libras, foi alfabetizado em português e nunca no seu processo de ensino teve um profissional especializado em Libras ou um monitor em sala de aula que lhe auxiliasse. O aluno consegue ler e fazer interpretações simples, ainda apresenta dificuldade de raciocínio lógico em algumas disciplinas.

      Pode se dizer que este aluno teve na escola inclusão social, pois ele teve uma aprendizagem significativa dentro de suas limitações, faltou atendimento especializado a este aluno, no que diz respeito ao desenvolvimento de suas potencialidades, com especialista em Libras por exemplo. A escola durante algum tempo ofereceu a ele ensino em laboratório de aprendizagem em turno inverso a sua aula, onde ele pode se alfabetizar. 

      Ainda falta o interesse do poder público, pois pouco ainda se faz nesta região em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos surdos. Dentro da realidade escolar há muitos alunos inclusos e cada um com sua especificidade, também há professores que estão se especializando para trabalhar com aluno incluso em sala de aula, mas ainda faltam especialistas, pois há um grande número de deficiências a serem atendidas em sala de aula.

Autores: Aline Neder Poggetti, Ândrea Florkovski, Izabel Lopes Teixeira e Everton Rodrigo dos Santos Vieira.

12 comentários:

  1. Boa tarde,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia,
    Na cidade de Arroio dos Ratos não há alunos inclusos? As escolas de ensino regular da sua cidade tem alguma proposta inclusiva?
    E um outro questionamento: De quem é a “limitação”: do aluno ou da escola que não oferece ao mesmo uma atendimento adequado?

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    1. A SMEC da cidade está em busca de uma maior inclusão nas escola, já há alguns alunos inclusos e há a busca de uma formação constante em relação a inclusão. Hoje por exemplo está acontecendo uma formação com todo o quadro de professores do município sobre educação inclusiva. Acredito que as limitações sejam da escola ou até mesmo do profissional que na maioria das vezes não sabe o que "fazer" com este aluno!

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    2. Fiz este questionamento, em relação a limitação, pois a comunidade surda não vê a surdez como uma limitação. Esta discussão será aprofundada em nossa web conferência com o professor Fabiano (professor referência de Libras). Que bom que os profissionais estão buscando formação continuada!

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  2. Boa noite, tutora!
    Sou o Everton!
    Estes questionamentos devemos responder alterando a postagem ou respondendo por aqui?
    Obrigado.

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    1. Olá!
      Os questionamentos podem ser respondidos por aqui, pois é um momento de interação e trocas de experiências. Não há necessidade de uma nova postagem.
      Lisiane.

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  3. Bom dia!
    Que bom que encontraram uma escola na região que tem inclusão de alunos surdos, pois assim foi possível conhecer a estrutura que este aluno tem para sua aprendizagem escolar.
    - Dentre os profissionais que atuam nesta instituição, tem algum que sabe a Língua de Sinais?
    Lisiane – Tutora a distância.

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  4. Olá!
    Na escola em que foi realizada a pesquisa não há professores especialistas em língua de sinais, mas há professores fazendo cursos de aperfeiçoamento em libras.

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  5. Boa tarde!
    Gostaria de saber de cada integrante do grupo a importância, para a formação profissional de vocês, de realizar uma pesquisa que tem como tema central a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar?
    Fico no aguardo das interações.
    Abraços, Lisiane.

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    1. Olá Lisiane acho muito importante o profissional estar preparado por completo para poder atuar em sala, um bom profissional tem que estar preparado e estar sempre se atualizando temos que integras estas crianças da qual tem alguma necessidade especial e simultaneamente temos de realizarmos esta integração.

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    2. Olá professora, é muito importante estudar e aprender sobre como ensinar e como se comunicar com o aluno surdo e não só com eles pois quando falamos de inclusão falamos de uma gama de necessidades especiais. Gostaria de deixar aqui minha opinião pessoal a respeito não só da inclusão do aluno surdo mas no geral.
      Sou professora há 17 anos, formada em pedagogia, mas nunca fiz uma especialização para trabalhar com alunos deficientes, como professora acredito que não só eu, mas uma grande maioria dos colegas professores ainda estão despreparados para receber e trabalhar com o aluno especial. Pois existem várias necessidades especiais nos alunos que chegam a escola apresentando "laudo médico", fora aqueles que também apresentam alguma necessidade especial e não tem este laudo. Dentre estas necessidades educacionais especiais, as mais comuns na escola são a deficiência física, mental, visual, auditiva, múltipla, altas habilidades, condutas típicas, autismo, sindrome de Down, entre outras síndromes, bem como os quadros psicológicos, neurológicos e psiquiatricos. São muitas, e mesmo que nossa faculdade nos prepare para trabalhar com estes alunos, mesmo que façamos especialização, estaremos nos preparando para trabalhar com apenas uma destas deficiências e elas são muitas, não estaremos preparados para trabalhar com todas estas necessidades especiais.

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