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OBJETIVOS DA PROPOSTA
O objetivo da proposta e conhecer o Sistema Cartesiano Ortogonal
através do jogo “Batalha Naval”. Para aplicação do jogo “Batalha Naval”,
propõe-se o preenchimento das lacunas referentes às embarcações e em seguida,
iniciam-se as orientações, começando o jogo.
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AS REGRAS DO JOGO
Embarcações (navios) disponíveis
Um (1) Porta-aviões;
Dois (2) Encouraçados;
Três (3) Cruzadores;
Quatro (4) Submarinos;
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PREPARAÇÃO E EXECUÇÃO DO JOGO
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Cada jogador distribui suas embarcações pelo tabuleiro. Isso é
feito marcando-se no plano de cada participante, sendo o máximo de dois
participantes, os quadrinhos referentes às suas embarcações.
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Não é permitido que duas (2) embarcações se toquem.
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O jogador não deve revelar ao oponente as localizações de suas
embarcações.
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Cada jogador, na sua vez de jogar, seguirá o seguinte
procedimento:
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Anunciará três (3) localizações, indicando a(s) coordenada(s)
do(s) alvo(s) através da letra da linha e do número da coluna que definem a
posição. Para que o jogador tenha o controle dos pontos anunciados, deverá
marcar cada um deles no plano do oponente.
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Após cada um dos pontos localizados, o oponente avisará se
acertou e, nesse caso, qual a embarcação foi atingida. Se ela for afundada,
esse fato também deverá ser anunciado.
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A cada ponto acertado em um alvo, o oponente deverá marcar em
seu tabuleiro/plano para que possa informar quando a embarcação for afundada.
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Uma embarcação é afundada quando todas as casas que formam essa
embarcação forem atingidas.
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Após os três (3) pontos localizados e as respostas do oponente é
a vez para o outro jogador.
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O jogo termina quando um dos jogadores afundar todas as
embarcações do seu oponente.
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RELAÇÃO DO JOGO COM AS COORDENADAS
CARTESIANAS
Ao brincar com o jogo “Batalha Naval” e ao disparar um “tiro”, o
jogador diz a posição representada por uma letra e um número para tentar
acertar o armamento do adversário.
Essas informações são as coordenadas do local de destino do
“tiro”.
Em muitas outras situações do cotidiano, necessitamos de
sistemas de coordenadas. Por exemplo: um ponto de uma estrada e localizado pela
marca quilométrica; um ponto sobre a superfície da terra e determinado por dois
números chamados de latitude e longitude; um ponto no espaço aéreo e localizado
por três (3) números – a latitude, a longitude e a altitude.
Do mesmo modo, para localizar um ponto em um plano, podemos
adotar um sistema de coordenadas, e o mais usual é o sistema cartesiano de
coordenadas, apresentado a seguir.
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SISTEMA CARTESIANO DE COORDENADAS
O nome plano cartesiano é homenagem ao seu criador, René
Descartes (1596 – 1650), filósofo e matemático francês. O nome de Descartes em
latim é Cartesius, daí vem
o nome cartesiano.
Para Localizar um ponto no plano, podemos fixar nesse plano um
sistema cartesiano de coordenadas, que é formado por dois eixos reais Ox e Oy,
perpendiculares entre si no ponto 0.
Por exemplo, para determinar o ponto P da figura a seguir, traçamos por P as
perpendiculares a Ox e Oy, obtendo, nesses eixos, dois
(2) números chamados de abscissa (horizontal) e ordenada (vertical) do ponto P,
respectivamente.
No exemplo, as coordenadas do ponto P são 5 e 5. A abscissa é 5
e a ordenada também é 5. Indicamos esse fato por (5,5).
O símbolo (5,5) é chamado “par ordenado de abscissa 5 e ordenada
5”.
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CONCLUSÃO
Conclui-se que a matemática não é tão difícil quanto parece ser
e nem tão amedrontadora como se ouve, entende-se apenas que é a didática de
como se aplica a explicativa do conteúdo. Vê-se que, através de um simples
jogo, se aprende facilmente como jogar ainda criança e que, pode-se explicar a matemática
aliando o útil ao agradável, ou seja, aprende-se o necessário sem esforços
demasiados de uma forma bem prazerosa. E a importância de mostrar ao aluno que
a matemática está contida no nosso cotidiano até mesmo em jogos ela se torna
fundamental, pois assim podemos abranger de outra forma ou melhor de uma forma
mais descontraída a geometria assim conseguimos fazer com que os alunos
interajam constantemente.
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REFERÊNCIAS
PIRES PRESCOTT, Sérgio Paulo et al. Formação continuada de
docentes do ensino médio nas áreas de ciências da natureza e matemática e suas
tecnologias.. UFRJ – Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza, Rio de
Janeiro, novembro 2005. Disponível
em:<http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/PDF/matematica-trabalhos/conceitos_tecnologias_algebra/c-t-numeros-algebra4.pdf>.
Acesso em: 23 maio 2011.
Autores: Aline Neder Poggetti, Ândrea Florkovski, Izabel Lopes Teixeira e Everton Rodrigo dos Santos Vieira.
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