domingo, 8 de dezembro de 2013

Jogo: Geometria Analítica - Missão Ecológica

Após muita pesquisa sobre o material para o ensino de Geometria Analítica de uma forma diferenciada, encontramos o site do Núcleo de Educação Corporativa – NEC, onde fizemos a busca por Objetos de Aprendizagem (OA) e encontramos um jogo muito interessante que é o Game: Geometria Analítica: Missão Ecológica, Na Figura 1 encontra-se a página inicial do NEC e na Figura 2 o OA que deverá ser baixado do site.
Figura 1 - Página do NEC
Figura 2 - OA selecionado para download
Sobre a utilização do OA em sala de aula, ANDRADE e SCARELI (2011, p.5) destacam que "O Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) é um recurso digital auxiliar no processo ensinar-aprender, e como característica principal deve ser reutilizável e estimular a criatividade e imaginação do aprendiz, eles enriquecem a prática do professor em sala de aula e facilitam a compreensão dos alunos." O OVA em questão alia conceitos de Geometria Analítica com Educação Ambiental, já que o cenário do OVA consiste em uma reserva de preservação ambiental. Como dito anteriormente para utilização do OVA é necessário fazer o download em uma pasta compactada para o computador. Na Figura 3 encontra-se a página de início do jogo, é necessário ter o Adobe Flash Player instalado para que funcione corretamente.

 Figura 3 - Página inicial do GAME
                                            Fonte:http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
O Game (jogo) - Geometria Analítica: Missão Ecológica apresenta conceitos como: distância entre dois pontos, equação reduzida da reta, equação reduzida da circunferência e introdução às cônicas. Na Figura 4 são apresentadas as fases do jogo com a descrição do conceito que é trabalhado, embora o aluno tenha a possibilidade de jogar todas as fases em sequência.
Figura 4 - Fases do jogo
Por exemplo, em "Descobrindo a equação da reta" esta é trabalhada através de uma missão onde o aluno precisa apagar um foco de incêndio, sendo que o aluno está no Ponto A do plano cartesiano e o incêndio no Ponto B. Para isso é preciso definir a equação reduzida que abranja os dois pontos, conforme Figura 5.
Figura 5 - Equação reduzida da reta
O NEC disponibiliza ainda um Guia do Professor com dicas para a utilização do OA em todas as suas potencialidades, sugerindo ainda atividades e recursos complementares como a representação das cônicas através de um copo d'água, que dependendo de sua inclinação formará diferentes formas cônicas. No Guia do Professor consta ainda a sugestão do filme "Donald no país da matemática" que apresenta exemplos de cônicas e utilização da matemática no cotidiano.


Dentro do que foi apresentado, vemos que a utilização de jogos educacionais é um ótimo recurso para o melhoramento do aprendizado, mas exige com que o profissional da educação tenha o domínio desta tecnologia e saiba claramente os objetivos que pretende alcançar dentro do conteúdo trabalhado. Assim proporciona aos educandos uma visão prática e diferente de como aprender e ter um melhor entendimento dos conteúdos propostos. É como aprender se divertindo.


Referências:

ANDRADE, J.G. SCARELI, G.Rived e suas Potencialidades na Educação: os objetos virtuais de aprendizagem em questão. V Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão - SE 2011.

NEC - Núcleo de Educação Corporativa. Disponível em http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php Acesso em 06/12/2013.
RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. Disponível em http://rived.mec.gov.br/ Acesso em 06/12/2013 às 11:02 horas.

YOUTUBE. Donald no país da matemática. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU Acesso em 06/12/2013.


Grupo:

4 comentários:

  1. Bom dia!
    O grupo apresentou o jogo Geometria Analítica: Missão Ecológica, que vem com o objetivo de trabalhar alguns conceitos dentro da Geometria Analítica.
    Gostaria de destacar que a escolha deste jogo foi muito interessante, pois é um jogo relativamente novo, e que talvez muito não o conheçam. Além disso, visitando a página do Núcleo de Educação Corporativa é possível ter acesso a outros jogos para o ensino de Matemática, o que amplia os horizontes em busca de ferramentas metodológicas.
    Alguns questionamentos:
    - O que levou o grupo a apresentar um jogo, entre tantas outras possibilidades que o assunto Geometria Analítica abrange?
    - Gostaria de saber a opinião de cada integrante do grupo, sobre a importância de usar
    Ferramentas metodológicas diferenciadas, como por exemplo, os jogos matemáticos.
    Assim como, gostaria de ler sobre o aprendizado de cada um com a realização desta tarefa.
    Aguardo interações.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A importância de usar ferramentas metodológicas diferenciadas está cada dia mais evidente, atualmente muitos professores têm enfrentado diversos desafios para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas e somando-se a isso de maneira articulada com a realidade dos educandos. Percebe-se que muitos alunos sentem-se desestimulados por aprender os conteúdos escolares. Isso se deve muitas vezes pelo fato de que, o mundo moderno coloca-os frente a uma infinidade de recursos tecnológicos que lhe são bastante atraentes, então, cabe ao professor levar esses recursos para dentro da sala de aula.
      A escolha do grupo pelo jogo se deu justamente por se tratar de um jogo intuitivo e atraente, alem de ser um jogo que abrange muito bem o conteúdo entendemos que seria muito divertido sua utilização em sala de aula.

      Excluir
  2. Escolhemos um jogo por ser uma metodologia diferenciada , onde aplica-se a interdisciplinaridade , trabalhando-se com matemática e ciências através da ecologia e ao mesmo tempo usando-se tecnologias.
    Em minha opinião o uso das novas tecnologias e metodologias na educação , só tem a acrescentar , pois sabendo-se trabalhar com estas ,leva o aluno a despertar o interesse em relação aos conteúdos, pois aprende jogando.
    Patricia Moreira Lindner

    ResponderExcluir
  3. Patricia!
    Que bom que como futura docente você consegue ter esta visão.
    Abraços, Lisiane.

    ResponderExcluir