Após muita pesquisa sobre o material para o ensino de Geometria Analítica de uma forma diferenciada, encontramos o site do Núcleo de Educação Corporativa – NEC, onde fizemos a busca por Objetos de Aprendizagem (OA) e encontramos um jogo muito interessante que é o Game: Geometria Analítica: Missão Ecológica, Na Figura 1 encontra-se a página inicial do NEC e na Figura 2 o OA que deverá ser baixado do site.
Figura 1 - Página do NEC
Figura 2 - OA selecionado para download
Sobre a utilização do OA em sala de aula, ANDRADE e SCARELI (2011, p.5) destacam que "O Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) é um recurso digital auxiliar no processo ensinar-aprender, e como característica principal deve ser reutilizável e estimular a criatividade e imaginação do aprendiz, eles enriquecem a prática do professor em sala de aula e facilitam a compreensão dos alunos." O OVA em questão alia conceitos de Geometria Analítica com Educação Ambiental, já que o cenário do OVA consiste em uma reserva de preservação ambiental. Como dito anteriormente para utilização do OVA é necessário fazer o download em uma pasta compactada para o computador. Na Figura 3 encontra-se a página de início do jogo, é necessário ter o Adobe Flash Player instalado para que funcione corretamente.
Figura 3 - Página inicial do GAME
Fonte:http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php O Game (jogo) - Geometria Analítica: Missão Ecológica apresenta conceitos como: distância entre dois pontos, equação reduzida da reta, equação reduzida da circunferência e introdução às cônicas. Na Figura 4 são apresentadas as fases do jogo com a descrição do conceito que é trabalhado, embora o aluno tenha a possibilidade de jogar todas as fases em sequência.
Figura 4 - Fases do jogo
Por exemplo, em "Descobrindo a equação da reta" esta é trabalhada através de uma missão onde o aluno precisa apagar um foco de incêndio, sendo que o aluno está no Ponto A do plano cartesiano e o incêndio no Ponto B. Para isso é preciso definir a equação reduzida que abranja os dois pontos, conforme Figura 5.
Figura 5 - Equação reduzida da reta
O NEC disponibiliza ainda um Guia do Professor com dicas para a utilização do OA em todas as suas potencialidades, sugerindo ainda atividades e recursos complementares como a representação das cônicas através de um copo d'água, que dependendo de sua inclinação formará diferentes formas cônicas. No Guia do Professor consta ainda a sugestão do filme "Donald no país da matemática" que apresenta exemplos de cônicas e utilização da matemática no cotidiano.
Dentro do que foi apresentado, vemos que a utilização de jogos educacionais é um ótimo recurso para o melhoramento do aprendizado, mas exige com que o profissional da educação tenha o domínio desta tecnologia e saiba claramente os objetivos que pretende alcançar dentro do conteúdo trabalhado. Assim proporciona aos educandos uma visão prática e diferente de como aprender e ter um melhor entendimento dos conteúdos propostos. É como aprender se divertindo.
Referências:
ANDRADE, J.G. SCARELI, G.Rived e suas Potencialidades na Educação: os objetos virtuais de aprendizagem em questão. V Colóquio Internacional: Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão - SE 2011.
NEC - Núcleo de Educação Corporativa. Disponível em http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php Acesso em 06/12/2013.
RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. Disponível em http://rived.mec.gov.br/ Acesso em 06/12/2013 às 11:02 horas.
YOUTUBE. Donald no país da matemática. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU Acesso em 06/12/2013.
Grupo:
Bom dia!
ResponderExcluirO grupo apresentou o jogo Geometria Analítica: Missão Ecológica, que vem com o objetivo de trabalhar alguns conceitos dentro da Geometria Analítica.
Gostaria de destacar que a escolha deste jogo foi muito interessante, pois é um jogo relativamente novo, e que talvez muito não o conheçam. Além disso, visitando a página do Núcleo de Educação Corporativa é possível ter acesso a outros jogos para o ensino de Matemática, o que amplia os horizontes em busca de ferramentas metodológicas.
Alguns questionamentos:
- O que levou o grupo a apresentar um jogo, entre tantas outras possibilidades que o assunto Geometria Analítica abrange?
- Gostaria de saber a opinião de cada integrante do grupo, sobre a importância de usar
Ferramentas metodológicas diferenciadas, como por exemplo, os jogos matemáticos.
Assim como, gostaria de ler sobre o aprendizado de cada um com a realização desta tarefa.
Aguardo interações.
Abraços, Lisiane.
A importância de usar ferramentas metodológicas diferenciadas está cada dia mais evidente, atualmente muitos professores têm enfrentado diversos desafios para tornar suas aulas mais dinâmicas e atrativas e somando-se a isso de maneira articulada com a realidade dos educandos. Percebe-se que muitos alunos sentem-se desestimulados por aprender os conteúdos escolares. Isso se deve muitas vezes pelo fato de que, o mundo moderno coloca-os frente a uma infinidade de recursos tecnológicos que lhe são bastante atraentes, então, cabe ao professor levar esses recursos para dentro da sala de aula.
ExcluirA escolha do grupo pelo jogo se deu justamente por se tratar de um jogo intuitivo e atraente, alem de ser um jogo que abrange muito bem o conteúdo entendemos que seria muito divertido sua utilização em sala de aula.
Escolhemos um jogo por ser uma metodologia diferenciada , onde aplica-se a interdisciplinaridade , trabalhando-se com matemática e ciências através da ecologia e ao mesmo tempo usando-se tecnologias.
ResponderExcluirEm minha opinião o uso das novas tecnologias e metodologias na educação , só tem a acrescentar , pois sabendo-se trabalhar com estas ,leva o aluno a despertar o interesse em relação aos conteúdos, pois aprende jogando.
Patricia Moreira Lindner
Patricia!
ResponderExcluirQue bom que como futura docente você consegue ter esta visão.
Abraços, Lisiane.