O ensino da geometria analítica é apenas um exemplo dentre tantos que podemos citar. Mas uma característica chama a atenção. Por ser um assunto que permite uma interação com aluno por meio de diversas ferramentas, torna o seu ensino, uma forma de atrair o aluno ao mundo da matemática. Um dos motivos que chama a atenção são os diversos softwares e jogos que tratam do assunto.
Com as novas tecnologias utilizadas para auxiliar e dinamizar o ensino da geometria, podemos transformar a forma como é trabalhado em sala de aula o assunto.
Através de softwares, é possível que o aluno se aproprie de conhecimentos que numa situação normal de sala de aula, ele teria uma grande dificuldade de adquirir. Podemos citar diversos softwares relativo à geometria analítica, mas para exemplificar o que é descrito acima, citaremos o webFluidMath.
O webFluidMath, é um software online que possibilita a identificação e conversão de tudo o que escrevemos, relativo à matemática, em uma tela sensível ao toque, seja em quadros interativos, seja em tablets. De autoria de Donald Carney, Andrew Forsberg, Joseph J. Laviola Jr. e Bob Zeleznik, este software é capaz de reconhecer a grafia e exibi-la após convertida, em azul conforme mostra a figura 1.
Com relação à geometria, o programa é capaz de ler funções escritas manualmente, convertê-la para o programa e, caso necessário, expressar o gráfico em coordenadas cartesianas, conforme figura 2.
Outra vantagem do webFluid é o fato de adaptar atividades deste programa, que atende ao cálculo, a álgebra e funções, aos programas existentes, tais como o GeoGebra e o Maple.
Como desvantagem, temos o fato de ser cobrado até 15 dólares pelo seu uso por ano. Mesmo tendo uma versão gratuita, a mesma se torna viável e de grande aplicabilidade justificando o pagamento pelo seu uso pela instituição.
Muito bom no que diz respeito facilidade de uso, acesso a tutoriais, ocupa pouca memória e principalmente, fornece uma interação única com o aluno, aproveitando o gosto pelo uso de tablets e smartphones.
Abaixo, as imagens do aplicativo.
![]() |
Figura 1 - Inserção da função e conversão |
![]() |
Figura 2 - Recursos na tela - Exemplo de dados inseridos, conversão e gráfico Autores: Marcelo Gomes Vale, Fernanda Lauermann, Fábio Luis Ferreira |
Conforme orientação no fórum dada por tutora, realizamos a postagem 3 do Blog.
ResponderExcluirMarcelo Gomes Vale.
No texto acima, dei minhas considerações sobre o software. Agora gostaria de complementar citando a minha experiência em sala de aula, pois já usei uma versão teste com alunos.
ResponderExcluirAo fazer uso do software, percebi que o interesse e a participação foram muito maiores do que em uma aula corriqueira. O que me chamou a atenção, foi o fato de que alguns alunos que tinham dificuldades no manuseio do computador no laboratório de informática, tiveram facilidade e pegaram gosto pelo assunto no momento que a inserção de dados se dá de uma forma mais simples (escrita normal com mouse ou caneta, neste caso a primeira). O programa converte a escrita para dados facilmente, aumentando a velocidade e desenvoltura do aluno com o computador. Os assuntos trabalhados puderam ser melhor desenvolvidos em sala de aula após a prática, pois os alunos puderam ver realmente o acontecia com uma função, por exemplo, x, quando somávamos 1, 2, 3...ou quando diminuíamos 1,2,3, entre outros tantos exemplos trabalhados. Puderam perceber os coeficientes lineares e angulares e suas importâncias nas funções. Muito legal ver a aprendizagem e a reação deles ao fazer uso da ferramenta em conjunto com a teoria de sala de aula.
Farei uso de tais ferramentas neste próximo ano letivo, que esta por iniciar, devido ao sucesso no ensino-aprendizagem que eles, e eu também, percebemos ao termino das atividades e a consecutiva aprovação e comprovação de que se apropriaram dos conhecimentos propostos na disciplina. Esta ferramenta, foi de grande ajuda para obtermos este resultado muito positivo. Pretendo ampliar o uso de softwares este ano como auxílio e complemento no ensino da matemática. Trabalho com 1°, 2° e 3° anos do ensino médio. Matemática e Física. Logo, teremos diversas aplicações para este software, mas procurarei outros de acrdo com a necessidade de ampliar a busca e auxílio de aprendizagem, sempre em conjunto, não como única ferramenta de ensino.
Marcelo Gomes Vale
Concordo com nosso colega Marcelo, pois com este software conseguimos representar as funções de maneira clara, visualizando seus gráficos sabendo se as funções são crescente ou decrescente, como exemplo se é uma parábola hipérbole, sendo um software importantíssimo para complementar o ensino e a aprendizagem do aluno em sala de aula tornando um mecanismo pedagógico muito importante na área da geometria.
ResponderExcluirFábio Luis dos Santos Ferreira - UAB 3 Arroio dos Ratos
Com certeza concordo com os colegas Marcelo e Fábio. Nos tempos de hoje, em plena geração z, é preciso que até e, principalmente o ensino se atualize para que não percamos o interesse do aluno. Sabemos que a matemática não é muito bem vista pela grande maioria, por isso a busca por recursos inovadores e tecnológicos deve ser incansável. Talvez, nem apenas softwares para computadores seja o suficiente mais, deve-se apostar em apps para smartphones e tablets. Por isso a vantagem deste software, por poder ser usado em tablets. Além de ter uma interface simples e possibilitar a visualização da função e seu respectivo gráfico.
ExcluirFernanda Lauermann - UAB 3
Boa noite!
ResponderExcluirO grupo apresentou o software de maneira que demonstra os benefícios do uso desta ferramenta.
Assim como cada um de vocês manifestou sua opinião com relação ao software.
Abraços, Lisiane.