O vídeo escolhido acima é de um jogo no qual pode-se trabalhar a Geometria Analítica de uma forma bem interessante e de bom entendimento.
O objetivo do jogo é que se possa trabalhar e conhecer O Sistema Cartesiano, que é muito trabalhado na Geometria Analítica, o jogo Batalha Geométrica é muito parecido com o jogo de batalha naval, porém alguns quesitos do jogo são diferentes, tais como as peças envolvidas, que, ao invés dos tradicionais barcos da batalha naval, são substituídos por figuras geométricas como: trapézio, triângulo, quadrado,etc. O que pode estabelecer novas normas ao jogo, que podem variar e dificultar conforme o conhecimento dos jogadores.
O jogo consiste em que os jogadores indiquem as coordenadas referentes ao ponto em que pode estar a peça referente as do tabuleiro, sabendo-se o adversário não deve revelar a localização de suas peças.
O método usado para encontrar as peças é o mesmo do sistema de coordenadas, pois consiste em encontrar um ponto de destino.
O jogo termina quando um dos jogadores encontrar todas as peças de seu oponente.
Vimos então que a Geometria pode ser um conteúdo fácil de ser trabalhado, e que com didática pode ser bem prazeroso exercitar, buscando novas formas de promover isto ao aluno, buscando sempre inovar e procurar uma maneira mais fácil, o conteúdo trabalhado se torna mais leve.
A tarefa de proporcionar ao aluno métodos diferentes, pode além de ajudar no desenvolvimento e entendimento, como proporcionar a ele os métodos aplicados como desafio, onde ele mesmo se interesse a buscar a solução e até mesmo encontrar solução diferentes para um problema. Podendo assim buscar um aluno que realmente aprenda o conteúdo trabalhado, e não apenas um entendimento de forma mecânica como exercícios de quadro negro e questões de livros, que são de importantes para o aluno, mas juntamente com esse métodos é de grande importância métodos diferenciados e inovadores para se levar para a sala de aula, pois desperta o interesse dos alunos de forma mais descontraída e interessante.
Grupo:Amanda Ribas Lopes,Débora dos Santos Arence, Sônia B.R.M.. Corrêa
Referências:
Vídeo do You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=fSzd5AXqi1M
Bom dia, alunas!
ResponderExcluirInteressante o vídeo apresentado, só ressalto que o mesmo é formado por quadrados e triângulos.
Alguns questões:
A qual classe vocês sugerem a aplicação desde jogo? E quando deveria ser utilizado, seria de maneira introdutória a geometria analitica?
Vocês poderiam publicar o video do passo a passo da contrução desde jogo como foi citado?
Vocês teriam algo a acrescentar a este jogo, ou modificações a serem feitas?
Aguardo interações individuais de todas as componentes do grupo.
Abraços
Fabiane Harter (tutora à distância)
Olá professora, a atividade apresentada neste vídeo poderá ser utilizada como introdução ao conteúdo.Este jogo poderá ser aplicado em turma de 5º ou 6 º ano.E os materiais são simples e fáceis de serem encontrados, podendo serem trazidos de casa e confeccionados pelos próprios alunos.Talvez pudesse ser modificadas as peças, usando-se apenas círculos.E em outra oportunidade, ser usada as figuras geométricas, podendo-se aprofundar mais no conteúdo da geometria analítica, bem como área, perímetro...Sonia...
Excluir