Segundo o vídeo apresentado pelo
grupo, tirado do youtube.com. br/ para ter uma aprendizagem significativa é
necessário que o aluno conheça matemática zero, geometria plana e todo tipo de
funções. A geometria analítica estuda algebricamente os conceitos de geometria
plana e espacial em um plano cartesiano. No ensino médio trabalha-se com a
plana mostrando situações do cotidiano como: desenvolvimento de textualização
de problemas, pois aparece intrínseca nas construções civis e situações que
envolvam perímetro. Seria mais aprofundada no ensino superior tratando-se de
geometria espacial, pois é um campo bem vasto abrangendo muitos conceitos.
Entrevistamos os professores
Jeferson Wolff e Clarissa Trojak da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA- São
Jerônimo) e os mesmos nos confirmaram o que pesquisamos através deste vídeo
postado e que o ensino médio caracteriza-se por uma geometria analítica básica,
não sendo uma matemática de supermercado.
Na matemática existe uma
sequencia e hierarquia de fatores cognitivos, dos quais um depende do outro, ou
seja, o aprendiz precisa ter um conhecimento prévio antes de seguir em uma nova
aprendizagem ou então a mesma será mecânica.
“O conhecimento prévio é, na
visão de Ausubel, a variável isolada mais importante para aprendizagem
significativa de novos conhecimentos.” ( David Ausubel – 2000)
Autores: Auri Quintana, Patrícia
Medeiros, Viviane Vieira.
Boa tarde!
ResponderExcluirO grupo trouxe um vídeo que apresenta o conceito de geometria analítica, sua aplicação no dia a dia, e também apresenta a parte base para seguir os estudos em geometria analítica.
Alguns questionamentos:
- O grupo mencionou sobre conhecimento prévio dos alunos e sua importância, gostaria de saber a opinião de cada integrante do grupo, de como verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre determinado assunto.
- Gostaria de ler sobre o aprendizado de cada um com a realização desta tarefa.
Aguardo interações.
Abraços, Lisiane.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde, professora Lisiane:
ExcluirPara verificar os conhecimentos prévios dos alunos, acredito que o professor, deverá desafiá-los, garantindo que os mesmos se sintam motivados.Caberá também ao professor, avaliar o progresso dos alunos, buscando compreender seus pensamentos, fazendo perguntas e pedindo explicações, além de raciocinar matematicamente, pois este é um elemento importante, de modo a promover a aprendizagem matemática, também apoiar o trabalho dos alunos, verificando suas habilidades e quais embasamentos já trazem ou não de suas experiências.
Na realização desta tarefa, pesquisamos, entrevistamos dois professores graduados em matemática(Ulbra-SJ), discutimos sobre o assunto, que para mim propiciou, além da aprendizagem do conteúdo, a aprendizagem de uma metodologia de ensino.
Att. Patrícia Medeiros.
Olá, professora Lisiane para podermos veriicar se o aluno tem um conhecimento prévio de um determiado conceito temos que valiar de alguma forma, seja um questionamento expositivo, escrito ou rever o plano de aula anual, deve haver ma revisão para sabe até que ponto ja sabem e até mosmo um esclarecimento. Normalmente as escolas públicas não conseguem dar todos os conteúdos previstos e necessário,entao os lunos poem ficar com defasagem em algum conceito dificultando a aprendizagen de um novo.
ExcluirApendi com esse trabalho a visão que os professores, os quais, pesquisams tem sobre gemetria analítica, como eles aplicam no ensino médio e se é possível. O vídeo troxe o conceito bem esclarecedor e pesqusando outros aprendi o que é matemática zero e o grupo em si que sempre nos trás ensinamentos.
Aur quintana
Olá , gostaria de salientar que nunca trabalhei com uma turma de alunos por muito tempo, mas pelo que obserei no estágio supervisionado conseguimos detectar quando um aluno tem ificuldade em determinado assunto e o grau deste, então acho possível ter uma prévia do assunto que pretendemos trabalhar em alguns dias de observação.
ExcluirAuri Quintana.
Boa tarde professora Lisiane!
ResponderExcluirPoderíamos verificar os conhecimentos prévios do aluno buscando saber o que ele traz do seu cotidiano, através de perguntas, como por exemplo, onde familiares trabalham e se for o caso citar exemplos onde usamos determinado assunto que estão aprendendo dentro da profissão de um pai ou uma mãe, e também através de analise no decorrer das aulas quando ele apresenta resultados satisfatórios ou não, questionando de como ele chegou a tal conclusão.
Durante a realização desta tarefa aprendemos o quanto é importante à geometria analítica no círculo de aprendizagem, situações usadas no nosso dia-a-dia e do quanto é importante sabermos a matemática zero, geometria plana e funções tendo uma boa base para que ela seja compreendida no ensino superior.
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir