quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Geometria Analítica

Geometria Analítica.
Hoje em dia o ensino da matemática fica cada vez mais difícil manter os alunos concentrados em sala de aula.
As tecnologias computacionais tem sido grandes aliados na aprendizagem, fazendo com que os professores deixem de utilizar os métodos  tradicionais, onde ele ficava na posição de transmissor e passem a utilizar o computador como uma importante ferramenta didática no campo da Educação Matemática.
Através de softwares, como por exemplo, o Winplot, o aluno constrói seu conhecimento, desperta a curiosidade e o entusiasmo, tornando as aulas mais dinâmicas e produtivas, o ambiente de sala de aula se torna mais atrativo, fazendo com que o aluno relacione a matéria com o dia a dia.
Software Winplot
Este Software contribui para a capacidade de observação e senso Crítico, possibilita a associação de ideias, desperta o interesse do usuário e assim permitindo melhor aprendizado.
O Winplot é um software livre, foi desenvolvido por Richard Parriz em 1985, era chamado de Plot e rodava em DOS.
Com o lançamento do Windows ele passou a se chamar Winplot, o programa original é em inglês, mas pode ser encontrado em outros 6 idiomas.
O Software permite promover animações de gráficos a partir de parâmetros adotados e traça simultaneamente gráficos de uma família de equações, considerando determinados parâmetros, ele faz gráficos em 2D e 3D, mas tem um ponto negativo, não consegue voltar ( função desfazer) quando algum gráfico é apagado por engano.
Com ele o aluno aprende pela repetição de um ensino informatizado (e não pela decoreba) e deixa o aluno mais motivado para aprender através da busca e da descoberta.


Logo abaixo seguem algumas imagens criadas no software.






Autores: Marla Cecília Medeiros da Silva ; Marne Souza Boanova

6 comentários:

  1. Bom dia, Marla e Marne!

    Realmente está cada vez mais difícil manter os alunos concentrados nas aulas de matemática. As tecnologias computacionais tem sido grandes aliados na aprendizagem, mas será que os professores estão dispostos a fazer mudanças em seus métodos de dar aula? Alguns sabem que o ensino precisa mudar, mas não mudam, que fatores impedem esta mudança? O que falta para motivar os professores?
    Como vocês usariam o Winplot na sala de aula? Com qual conteúdo no ensino fundamental e qual no ensino médio? Para qual classe de alunos?

    Aguardo interações.
    Abraços
    Fabiane Harter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos professores ainda apresentam grande resistência em atualizar-se, muitos por estarem em final de carreira ou por achar que ganham pouco. Acabam optando por um método arcaico . Acho que se os professores fossem mais valorizados, e disponibilizado mais treinamentos talvez pudessem notar os benefícios que uma aula mais dinâmica pode trazer para os alunos e os professores.

      Excluir
    2. Em laboratórios de informática, pode se trabalhar funções podendo despertar maior interesse nos alunos, por se tornar uma aula dinâmica.

      Excluir
  2. Alguns professores acham que eles tem de ser o único meio de conhecimento na sala de aula, não conseguem sair deste método tradicional, o os que tem vontade de mudar tem medo das novas tecnologias. Eu acho que precisamos de mais treinamentos, mais conhecimentos nesta área para que possamos buscar aplicativos computacionais para que os alunos prendam a tenção nesta disciplina que as vezes é muito cansativo e entediante.

    ResponderExcluir
  3. Eu levaria os alunos para a sala de informática, lá teria no minimo 1 computador para 2 alunos, pode ser usado em vários conteúdos como nas funções polinomial do primeiro grau modificando os valores de seus coeficientes para obter seus resultados mais rapidamente.

    ResponderExcluir
  4. Oi Marne!

    Relevantes teus comentários.
    Aguardo as interações da Marla.

    Abraços
    Fabiane Harter

    ResponderExcluir