Jogo
“Campo Minado”
Consiste em
atravessar um campo minado, representado por uma matriz de linhas e colunas,
cujas células podem conter uma bomba. Existirá um único caminho correto para
atravessar o campo, as demais células todas terão bomba.
O professor
traça no chão, com giz ou fita crepe, uma matriz para representar o campo
minado, marcando na parte superior as letras e na lateral os números. Deverá
escolher e anotar um caminho livre de bombas para atravessar o campo.
Divide a turma em
grupos e solicita que cada grupo planeje um percurso e escolha um participante
para arriscar a passagem e outro para ditar o caminho, identificando as casas
de acordo com a intersecção das linhas e colunas. Exemplo: coluna A com linha 1
( A, 1).
O professor
deverá apitar toda vez que o participante pisar em uma mina, representando a
explosão. Nesse momento outro grupo deverá arriscar o percurso. Os grupos podem
alterar o percurso planejado conforme identificar os erros.
Vence o grupo
que conseguir atravessar primeiro.
Este jogo é uma
forma divertida de introduzir o conceito de coordenadas cartesianas. Com isso o
professor torna a aula mais agradável, proporcionando também a integração entre
os alunos e o trabalho em equipe.
Grupo:
Jezabel Costa
Loveli Lobato
Márcia Beatriz Marques
Veridiane Pereira
Fonte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26812
Bom dia!
ResponderExcluirO grupo apresentou o jogo campo minado, que vem com o objetivo de introduzir o conceito de coordenadas cartesianas. Percebe-se que é um jogo relativamente simples, que não utiliza-se de muitos recursos, desta forma é importante mostrá-lo, pois os professores podem realizá-los em suas aulas afim de introduzir este conceito.
Alguns questionamentos:
- O que motivou o grupo a escolher um jogo que trata de um dos conceitos bases de geometria analítica?
- Gostaria de saber a opinião de cada integrante do grupo, sobre a importância de usar nas aulas ferramentas metodológicas diferenciadas, como por exemplo, os jogos matemáticos.
Assim como, gostaria de ler sobre o aprendizado de cada integrante do grupo com a realização desta tarefa.
- Qual seria para cada um de vocês a importância do ensino de Geometria Anal´tica.
Aguardo interações.
Abraços, Lisiane.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirBoa tarde!!
ExcluirEscolhemos esse jogo justamente por ser de fácil aplicação. Neste jogo o aluno compreendera bem o conceito de coordenadas, pontos ordenados (X, Y).
Os jogos em sala de aula auxiliam o aprendizado do aluno, pois eles realizam esse trabalho em grupo onde expõem suas curiosidades, conhecimentos e também suas dificuldades. Essa troca de informações enriquece a aprendizagem do aluno, pois estão explorando o raciocínio lógico.
Att; Loveli Lobato
Na realização deste trabalho observamos a grandeza de jogos educativos que existe o que ajuda bastante o professor tornar as aulas de matemática mais atrativas e que a geometria analítica faz parte do nosso cotidiano, utilizamo-la de várias maneiras, na construção de gráficos, na construção civil, quando utilizamos o GPS e entre varias outras. Por essas e muitas outras situações que devemos realizar um bom trabalho com os alunos.
ExcluirAtt; Loveli Lobato
Escolhemos o jogo por ser simples e ao mesmo tempo divertido. De maneira agradável é possível introduzir a geometria e a partir daí explorar os demais conceitos.
ResponderExcluirJogos matemáticos são importantíssimos em qualquer aula pra ensinar qualquer conteúdo. Sejam eles comprados prontos (quando a escola despõe de recursos) ou confeccionados pelos próprios alunos.
Att, Jezabel.
Bom dia, Jezabel!
ResponderExcluirSeu comentário demostra que você se preocupa com o aprendizado do seu aluno, pois você consegue perceber que nem sempre a escola proporciona ceros recursos, mas ao mesmo tempo tem a visão de que com vontade é possível proporcionar aos alunos outras possibilidades.
Abraços, Lisiane.
Escolhemos este jogo justamente por ser simples, de fácil aplicação, não necessitando de muitos materiais, nem de espaço amplo, podendo ser aplicado até mesmo na sala de aula. Também é divertido, tornando a aula mais agradável e proporcionando a participação e aprendizagem dos alunos.
ResponderExcluirAo pesquisar os jogos para escrever o blog, acabamos conhecendo uma infinidade de atividades muito úteis nas aulas, pois os jogos atraem a atenção dos alunos, que acabam aprendendo mais e se divertindo e a partir daí aprendem a gostar mais das aulas de matemática.
Nossa escolha foi exatamente por ser um jogo simples e de fácil aplicação, mas que não deixa de ser educativo e divertido, e a partir desse jogo poder explorar outros conceitos sobre geometria.
ResponderExcluirO uso de jogos para o ensino-aprendizagem é uma ferramenta rica, isso altera o modelo tradicional de educação, fazendo com que o aluno interaja e supere suas dificuldades e mostra também que matemática é muito mais que números.
Realizando esse trabalho, podemos perceber o número infinito de jogos que podem ser aplicados em sala de aula, motivando a aprendizagem, desenvolvendo a auto confiança, a organização e aumentando a concentração do aluno.
Att Márcia Beatriz