O vídeo apresentado acima foi
escolhido por se tratar de uma maneira lúdica e muito interessante de resolver
desafios utilizando a geometria analítica.
O desafio do vídeo consiste em
encontrar a localização do tesouro através de pontos de referências existentes
na ilha e descritos no enunciado do problema (dois baobás e um toten),
utilizando essas informações o aluno deverá encontrar a localização exata onde
está enterrado o tesouro. Como todo o desafio tem um complicador, com este não
é diferente, na chegada dos exploradores na ilha um dos pontos de referência
havia sumido e agora como descobrir onde o tesouro está enterrado?
Os alunos usaram o plano
cartesiano para descobrir, usando apenas os dois pontos de referências
restantes na ilha, a localização exata onde o tesouro estava enterrado.
Os alunos colocaram os dois baobás,
pontos de referências restantes na ilha, num plano cartesiano atribuindo
coordenadas a eles, traçando dois eixos e fazendo o primeiro baobá ficar na
origem e o outro baobá num outro ponto determinado, transformaram a localização
dos baobás em pontos cartesianos. Depois de marcar todos os pontos possíveis no
plano, os alunos visualizaram a existências de dois triângulos retângulos de um
lado e dois triângulos retângulos do outro, tornando possível descobrir as
medidas de alguns dos pontos marcados no plano. Sabendo, pelo enunciado, que o
tesouro está equidistante de dois pontos determinados, os alunos perceberam que
o tesouro está enterrado no ponto médio. O ponto médio é calculado pela média
aritmética, uma vez para as abscissas e outra vez para as coordenadas e assim
conseguiram encontrar o tesouro.
Percebemos com tal vídeo que é
possível tornar geometria analítica um conteúdo interessante e passível de
desafios que podem ser apresentados aos alunos em sala de aula, conseguimos
perceber também onde a geometria analítica pode ser usada na resolução de
situações do dia a dia, como mapas, localizações, GPS e muitas outras.
Transformar geometria analítica
em um conteúdo de fácil e entendimento para os alunos é uma tarefa possível
para os professores e apontar onde ela está inserida no nosso dia a dia pode
tornar nossa aula muito interessante.
Buscar novas metodologias, novas
formas de ensinar, são sempre atitudes esperadas do professor consciente de seu
papel de educador, de formador. Assim vemos a importância da exploração da
simulação de situações de investigação, como auxílio ao desenvolvimento do
significado das noções geométricas levando o aluno ao reconhecimento das conexões
entre as ideias e aplicações geométricas
e não apenas da percepção da geometria como um corpo de conceitos e
procedimentos isolados do cotidiano e de outras áreas do conhecimento.
Grupo:
Cezar Morais Duarte
Diane Serpa
Jacqueline Izaguirre Peltz da Silva
Patricia Antunes Lima
Vanessa Prestes de Almeida
Referências:
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4yvPkK697D0.
Referências:
Vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=4yvPkK697D0.
Bom dia!
ResponderExcluirO grupo está de parabéns pela escolha do vídeo apresentado, pois este é um material que trás um desafio para ser resolvido no contexto da geometria analítica, e para tanto desenvolve um processo muito interessante que começa com a apresentação da história da geometria analítica, depois trás os conceitos matemáticos e por fim os atores do vídeo incentivam o estudo mostrando a aplicabilidade deste conteúdo.
Alguns questionamentos:
- Em que outras situações do dia a dia podemos usar os conceitos matemáticos da geometria analítica?
- Qual a importância de aproximar a matemática do cotidiano dos alunos?
- Gostaria de saber de cada integrante do grupo:
Se você tivesse que ensinar geometria analítica para seus alunos qual seria a metodologia usada visando a aprendizagem do educando.
Aguardo interações.
Abraços, Lisiane.
Aproximar a matemática do cotidiano dos alunos é uma forma de simplificar e exemplificar os conteúdos trabalhados e onde eles estão presentes no nosso dia a dia.
ExcluirA matemática de sala de aula é muito abstrata, aprendi coisas que ficava pensando: " Onde vou usar isso?" e eram conteúdos presentes no meu cotidiano só que não sabia identificar.
Outro situação onde a geometria analítica está presente é nos aparelhos denominados GPS's, cada vez mais comuns, que utiliza coordenadas fornecidas por satélites.
Acredito que o tesouro cartesiano seria uma ótima maneira de ensinar geometria analítica para os alunos.
Gosto muito de utilizar como metodologia situações problemas em sala de aula, creio que desta forma o conteúdo fica mais fácil de ser entendido, pois relaciona o conteúdo a situações do dia a dia como fazer no plano cartesiano a construção de uma casa , rotas de aviões,cercar lotes e cortes de tecidos, dentre muitos outros temas.
ResponderExcluirPodemos utilizar os conceitos matemáticos da geometria analítica em situações como: construção de gráficos, construção de alicerces, aviões, embarcações, situações que envolvam rotas através do uso o GPS, construção de jogos eletrônicos computação gráfica, etc.
ResponderExcluirÉ de fundamental importância aproximar a matemática do cotidiano dos alunos.
Para Freire (1997, p. 81), o ato e ensinar não são a simples transmissão o conhecimento em torno do objeto ou do conteúdo. Não se ensinam saberes prontos, acabados, mas transforma-se aprendizado através da interação com a realidade, levando em consideração a influência de toda bagagem que o aluno carrega.
Primeiro eu iria fazer uma investigação para descobrir o que o meu aluno traz consigo de conhecimento a respeito desse conteúdo a seguir iria iniciar o trabalho com algo que se aproxima ao máximo o assunto daquilo que o aluno já conhece só assim iria fazer sentido o que estaria tentando ensinar.
Diane, Vanessa e Jaqueline...
ResponderExcluirPensar sobre possíveis situações que futuramente irão encontrar em sala de aula é muito importante, e com os questionamentos acima vocês foram provocadas a imaginar estas situações, e consiguiram realizar boas reflexões sobre o assunto. Parabéns!
Abraços, Lisiane.
Bom dia!
ResponderExcluirGostaria que cada integrante do grupo escrevesse um pouco sobre:
- O aprendizado obtido com a realização desta tarefa.
- Qual seria, na opinião individual de cada um, a importância do ensino de Geometria Analítica.
Aguardo interações.
Abraços, Lisiane.
Ao realizar a atividade tivemos que pesquisar fazer novas descobertas e isso fez com que saíssemos da acomodação acredito que esse nos mexer fez com que crescêssemos em nossa aprendizagem e isso é fundamental para quem quer se dedicar ao ensino. Quanto à geometria vejo o quanto se faz necessário que a mesma seja passada ao educando, pois assim como a matemática a mesma faz parte de nosso dia a dia.
ExcluirO cotidiano do aluno faz com que o entendimento do conteúdo seja absorvido com maior facilidade, por exemplo se quisermos trabalhar coordenadas, podemos solicitar que usem o caminho que fazem para chegar até a escola, tudo que venha a contribuir com a aprendizagem do aluno é válido, além de estreitar a relação professor-aluno, isso faz com que consigamos entender e ajudar o aluno em sua possível dificuldade.
ResponderExcluirA Geometria Analítica trabalha conceitos que podem facilmente serem entendidos como no vídeo que escolhemos para esta postagem no blog, este mostra com uma situação problema que envolveu história, conceitos e soluções que depois de visualiza-do não deixou dúvidas. A Geometria Analítica é um conteúdo que precisa de dedicação e muito estudo, por isso devemos buscar formas alternativas para nossa aprendizagem seja um sucesso.
ResponderExcluirEnquanto pesquisávamos para ver o que iriamos publicar conhecemos jogos, olhamos vídeos no youtube e lemos alguns artigos. Através deste aprendemos modos diferentes de aplicar o conteúdo, além de conhecer mais sobre assunto.O ensino da geometria analítica é importante, pois ajuda o aluno conhecer as figuras geométricas e suas propriedades, a ter uma melhor localização, noção espacial, além de desenvolver o raciocínio logico.
ResponderExcluirBom dia, Vanessa, Jaqueline e Patricia!
ResponderExcluirPercebo pelos comentários que a proposta da atividade proporcionou a vocês aprendizagens acerca de algumas metodologias para o ensino da geometria analítica, bem como pensar na importância de se estudar este conteúdo de aplicado a situações do cotidiano.
Estão de parabéns pelas interações.
Abraços, Lisiane
A pesquisa para realização da atividade, incluindo as pesquisas e entrevistas para realização dos outros blogs também, proporcionaram muitos aprendizados. Para escolha do vídeo olhamos muitos e cada um nos ensinou um pouquinho, as pesquisas para ter uma noção de como escrever os textos também ensinaram e somando tudo tivemos um grande aprendizado.
ResponderExcluir